Roraima – Considerados estratégicos para a obtenção de votos no pleito deste ano, funcionários comissionados do Governo de Roraima foram obrigados a participar do evento de oficialização da pré-candidatura à reeleição de Antonio Denarium (PP) e de Hiran Gonçalves, ao Senado Federal. As denúncias foram encaminhadas ao O Poder na manhã desta quinta-feira, 12, por funcionários efetivos e comissionados do Estado.
Uma das denunciantes, que pediu para não ter a identidade relevada por temer mais represálias, funcionários de todas as pastas foram ‘intimados’ a comparecer ao evento e encontrar seus chefes.
“Passaram em todos os órgãos do Estado intimando todos os cargos comissionados a comparecerem no CTG às 19 horas lá os secretários e diretores estarão para receber seus servidores e que todos fossem de blusa azul”, detalhou.
Outra funcionária em cargo de comissão afirmou que quem faltasse provavelmente seria penalizado nos próximos dias. “Eu confesso que fui obrigada a ir, eu fui porque dependo desse trabalho, preciso pagar contas. Os próximos meses a pressão vai ser ainda maior, eu tenho certeza”, lamentou a funcionária que pediu para não ser identificada.
Ainda na manhã desta quinta-feira, um funcionário efetivo também confirmou a pressão que os comissionados sofrem e, até mesmo, os concursados. “Se você é comissionado e foi indicado por político ou algum outro chefe, você vai ser intimidado. Mas não são só eles que são intimidados, se você é concursado e recebe algum benefício extra, você também é cobrado”, relatou.
O evento, que contou com a participação de diversos políticos, foi realizado na área externa do Centro de Tradições Gaúchas, nessa quarta-feira, 11. Em uma estimativa, a Polícia Militar divulgou que pelo menos 11 mil pessoas estavam no local.
Segundo os denunciantes, além dos comissionados do Estado, muitos servidores da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), onde Denarium tem o apoio de boa parte dos deputados, também foram intimados a comparecer ao evento.
Denarium “apanha” de Teresa
Conforme pesquisa de intenção de votos do Instituto Pontual, divulgada no mês de abril, o governador Antonio Denarium tem metade dos votos de Teresa Surita, pré-candidata ao governo do Estado pelo MDB. A a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), aparece com 64,6% da preferência do eleitorado.
Incomodados com o resultado das pesquisas, aliados de Denarium garantem que ele irá virar o jogo. Ontem, durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), disse que a presença dos ‘apoiadores’ é um recado confiança no grupo ‘Denarista’. Além disso, garantiu que, em 30 dias, as pesquisas vão mostrar um novo cenário.
Em fevereiro deste ano, o governador Antonio Denarium foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) a pagar multa de R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada após publicar uma pesquisa eleitoral nas redes sociais oficiais da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
Pesquisa irregular
No dia 3 de fevereiro, o desembargador Ricardo Oliveira determinou que o secretário da Justiça e Cidadania de Roraima, André Fernandes Ferreira, excluísse das redes sociais dele uma pesquisa eleitoral irregular que favorecia o governador Antonio Denarium. Além disso, também obrigou o site O Painel a retirar a pesquisa publicada no dia 15 de janeiro deste ano.
‘Não tem conhecimento’
O Poder entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado para questionar sobre as denúncias. Por meio de nota, a Secom se limitou a informar “que ninguém tem conhecimento dessa informação e que foi um evento do Partido Progressistas, onde a gestão do governo não interfere”.
A reportagem também entrou em contato com a Assembleia Legislativa de Roraima para questionar, mas não obteve respostas até a publicação da matéria.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação