fevereiro 21, 2026 14:40

Projeto de Alberto Neto sai em defesa de idosos no período da pandemia da Covid-19

Projeto de Lei número 4606/2020, de autoria do deputado federal pelo Republicanos, Capitão Alberto Neto, prevê a possibilidade de revogação de doação realizada por pessoa idosa durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o PL, o art. 555 do Código Civil (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002) passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo único: Nos casos em houver sido realizada doação por pessoa idosa, decretado estado de calamidade pública, tal transferência poderá ser revogada em até um ano após o término da vigência do período da exceção constitucional decretada.

Na justificativa, o deputado federal argumenta que “o caos na saúde tem levado milhares de pessoas ao extremo de ações. Sabe-se que a pessoa idosa, a quem é atribuído o maior risco sanitário, é também uma pessoa de maior vulnerabilidade social”.

Neto destaca, ainda, que diversas “reportagens têm veiculado a má-fé de pessoas que
cuidam de idosos, criminosos que se intitulam colaboradores, que na verdade induzem o idoso ao erro por pressão ou chantagem emocional”.

“A revogabilidade de uma doação feita por pessoa idosa que ocorreu apoiada na dor emocional, pela tensão, pelo medo, pela chantagem, é uma necessidade ímpar ao ordenamento jurídico pátrio”, finaliza.

Segundo consta no site da Câmara dos Deputados, o projeto aguarda despacho do presidente do Legislativo, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!