setembro 8, 2025 15:24

Nova lista de ‘fichas-sujas’ do TCE exclui nome de prefeitos e ex-prefeitos que concorrem neste pleito

Prefeitos e ex-prefeitos do interior, que disputam as eleições deste ano concorrerão o pleito ‘aliviados’. Tudo porque seus nomes foram retirados da lista de gestores “fichas-sujas” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), em novo documento divulgado nesta terça-feira, 22, pelo órgão. A exclusão dos nomes se deu devido ao processo de revisão por parte da corte de Contas. (Veja a lista completa no final da matéria)

O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (PP), teve o nome retirado da lista de gestores inadimplentes com o tribunal após a corte de Contas entender que existem embargos de declaração, tempestivo, não julgado. O prefeito concorre à reeleição.

Outro prefeito que busca a reeleição, o de Itamarati, Antônio Maia (DEM), teve o nome retirado da lista após o TCE admitir um recurso de reconsideração ingressado pelo gestor.

O prefeito de Manacapuru, Betanael da Silva D’ Angelo (Republicanos), que também busca a reeleição, conseguiu sair da lista de ficha suja após o TCE determinar a exclusão do referido processo que corria na Corte de Contas.

Também em busca da reeleição, o prefeito de Carauari, Bruno Luís Litaiff Ramalho (MDB), teve o nome retirado da lista após o TCE admitir um recurso ordinário.

Após o TCE admitir um recurso de reconsideração, o prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, que busca a reeleição, teve seu nome retirado na lista de gestores com contas reprovadas.

O prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia (DEM), que concorre à reeleição no município, também conseguiu sair da lista de ‘fichas-sujas’. O prefeito responde em dois processos na corte de Contas, um deles que têm embargos de declaração não julgado.

Com três processos no TCE, o prefeito de Manaquiri, que disputa a reeleição, conseguiu sair da lista de gestores com contas reprovadas. Em um dos processos está pendente para julgamento, outros dois foram suspensos, sendo um deles por conta da pandemia da Covid-19 e o outro por conta de uma decisão que anulou o acórdão.

Em busca da reeleição, o prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima (PP), conseguiu sair da lista de ‘fichas sujas’, após o TCE admitir um recurso ordinário ingressado pelo gestor.

Inadimplentes

O Tribunal de Contas do Estado manteve na lista de inadimplentes o nome do prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto de Oliveira (PT), que responde em três processo e concorre a reeleição e o prefeito de Silves, Aristides Queiroz de Oliveira (MDB), que também concorre a reeleição e têm três processos.

No páreo

Concorrendo o pleito em Manacapuru, o ex-prefeito Ângelus Cruz Figueira (PSC), conseguiu sair da lista de gestores com contas reprovadas após o Tribunal de Contas admitir um recurso de revisão com medida cautelar.

Outro ex-prefeito de Manacapuru, Jaziel Nunes de Alencar, conseguiu sair da lista de ‘fichas sujas’, após o TCE entender que houve a falta de ciência em um dos julgamentos e em outro por admitir um recurso de reconsideração.

Também na disputa eleitoral deste ano, o ex-prefeito de Itamarati, João Campelo, conseguiu a exclusão do nome da lista de prováveis ‘fichas sujas’, isso após a Corte de Contas admitir dois recursos ordinários ingressados pelo ex-gestor.

Em busca de voltar ao comando da prefeitura de Borba, o ex-prefeito José Maria da Silva Maia que concorre o pleito municipal, conseguiu a exclusão do nome da lista de prováveis gestores com contas reprovadas junto ao TCE.

O ex-prefeito de Presidente Figueiredo, Antônio Fernando Fontes Vieira, conseguiu junto à corte de Contas retirar seu nome da lista de ‘ficha-sujas’, após o TCE admitir um recurso de revisão com medida cautelar com efeitos devolutivo e suspensivo.

Após o TCE admitir um recurso de reconsideração, o ex-prefeito de Canutama, João Ocivaldo Batista de Amorim, conseguiu que fosse retirado seu nome da lista de gestores com contas reprovadas.

O ex-prefeito de Fonte Boa, José Suediney de Souza Araújo, conseguiu sair da lista de gestores com contas reprovadas após o TCE admitir um recurso de reconsideração.

Também após o TCE admitir um recurso de reconsideração, o ex-prefeito de Autazes, José Thomé Filho, conseguiu que seu nome fosse retirado da lista de inadimplentes.

Na disputa pela Prefeitura de Itacoatiara, o ex-prefeito Mamoud Amed Filho conseguir sair da lista de gestores com contas reprovadas após o TCE entender que existe na Corte embargos de declaração não julgado.

Os ex-prefeitos de Maués, Raimundo Carlos Góes Pinheiro; Japurá, Raimundo Guedes dos Santos; Tonantins, Simeão Garcia do Nascimento; Juruá Tabira Ramos Dias Ferreira; Uarini. Toska Juvita Nonato Alves; também conseguiram retirar seus nomes da lista de fichas sujas do TCE.

Fora do pleito

O primeiro da lista divulgada pelo TCE nesta terça-feira, 22, o prefeito de Codajás, Abraham Lincoln Dib Bastos (PSD), teve o nome retirado das prováveis ‘fichas-sujas’ após o TCE admitir um recurso de reconsideração ingressada pelo gestor. O prefeito não concorre à reeleição.

O prefeito de Envira, Ivon Rates da Silva (Pros), com dois processos na Corte de Conta, não conseguiu retirar o nome documento. O prefeito não concorre a reeleição.

 

 

Confira a lista completa dos gestores que saíram da lista de ‘fichas sujas’ aqui

Lista dos gestores que permanecem como ‘fichas sujas’ junto ao TCE aqui  

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!