Nesta quinta-feira, 24, além de anunciar novas medidas de enfrentamento a Covid-19, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), também informou que as aulas dos alunos do ensino fundamental serão retomadas no dia 30 de setembro na capital do Estado.
No total, 107 escolas voltarão às atividades e receberão 111 mil alunos e 3 mil professores.
Na entrevista coletiva, o governador anunciou que o retorno será de forma híbrida, quando uma parte é presencial e outra virtual, pelo aplicativo Aula em Casa. “Os alunos irão duas vezes por semana às escolas, que estão preparadas para recebê-los com toda segurança, com pias, álcool em gel, tapetes sanitizantes, vão receber máscaras. Todas as estruturas estão com sinalização, distanciamento social e todas as orientações que são repassadas pelas autoridades sanitárias”, garantiu Lima.
Wilson disse, ainda, durante seu pronunciamento, que os estudantes não podem ser penalizados, uma vez que as aulas do ensino médio, retomadas em agosto, não têm incidência direta sobre o aumento de casos observado em Manaus, nas últimas semanas.
“Não é o retorno das aulas, do ano letivo, que está promovendo esse aumento da Covid na capital. Estamos tomando, hoje, medidas restritivas e de fechamento para priorizar o que é prioridade. Eu não vou deixar balada aberta e escola fechada. Nós não podemos punir o aluno público, que já tem uma defasagem histórica em relação ao ensino privado, porque alguns querem ir para a balada”, disse.
“O primeiro é diminuir desigualdades e recuperar o que essas crianças já perderam. Por conta de estarem isoladas, em casa, temos o problema de insegurança alimentar, porque muitas dependem da merenda escolar. Temos casos de aumento de violência doméstica pelo fato de que essa criança passa mais tempo em casa, às vezes está na rua, e aumenta a possibilidade de ser aliciada pelo tráfico de drogas. São fatores que a gente tem levado em consideração”, pontuou Wilson Lima.
Sistema híbrido
As turmas serão divididas em dois blocos (A e B), que frequentarão as unidades em dias alternados. Quando não estiverem na escola, os estudantes deverão acompanhar as transmissões do projeto “Aula em Casa”.
Para esse retorno, as unidades de ensino fundamental receberam totens e dispensers de álcool gel e pias e sabonetes em pontos estratégicos. As escolas foram, ainda, sinalizadas com os principais protocolos de segurança em saúde. Ao todo cerca de 428 pias foram instaladas para essa retomada.
Protocolos
As unidades terão de obedecer a protocolos bem definidos de distanciamento social: uso obrigatório de máscaras e EPIs, monitoramento da saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes escolares e redução de 50% dos estudantes nas aulas presenciais, entre outras medidas que irão garantir a saúde e segurança de todos.
“Nós iniciamos as aulas do ensino médio no último dia 10 de agosto e hoje, passados 40 dias desse retorno, os resultados são muito promissores. Tivemos duas notificações de casos suspeitos entre alunos, foram investigadas pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) e foram rechaçadas. Isso comprova que a escola é um ambiente controlado, um ambiente monitorado e nos deixa muito tranquilos para o reinício das atividades do Ensino Fundamental”, destacou o secretário de Educação, Luís Fabian Barbosa.
Todos os alunos do ensino fundamental receberão duas máscaras de pano, que deverão ser trocadas na metade da jornada escolar. A Secretaria de Educação também investiu na aquisição de 16 mil dispensers de álcool gel/sabão, 135 mil litros de álcool gel, 650 totens de álcool gel e 800 tapetes sanitizantes, para toda a rede.
Testes rápidos
A Secretaria de Educação segue, ainda, com a testagem em massa dos seus profissionais. Até a última segunda-feira, 21, 8.129 servidores haviam sido testados, com 7.681 obtendo resultados negativos ou fora do período de transmissão – mais de 94% dos examinados.
Da Redação O Poder
Com informações da Seduc
Foto: Divulgação