O engenheiro Afonso Lins deve ser reeleito presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) em eleição que acontece nesta quinta-feira, 1°, para o triênio 2021-2023.
A data é nacional e serão eleitos representantes de todo o sistema brasileiro, o que inclui presidentes para o Confea e os Creas, como também diretores-gerais e administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas (Mútua).
Além dele, concorrem ainda outras duas chapas encabeçadas engenheiros Claudio Machado e Carlos Alberto.
Ao O Poder, Afonso conta de alguns dos trabalhos que já vem sendo feitos, como a recuperação da sede do órgão, e dos planos para ampliação da atuação do órgão principalmente na capital, e que por isso planeja a realização de um concurso público para o primeiro semestre do ano que vem e assim ampliar a fiscalização.
“Temos muito engenheiros sendo contratados como analistas. As empresas fazem isso para não pagarem o piso salarial do engenheiro. Vamos ampliar a fiscalização com o concurso público e atacar esta prática. A questão do emprego será muito importante na próxima gestão, principalmente pelo cenário pós-pandemia no Amazonas”, afirmou Afonso Lins.
Sobre o dia das eleições
A votação acontecerá das 8h às 19h na capital e em 19 municípios do interior. Em Manaus, estarão disponíveis quatro locais de votação, que foram previamente escolhidos pelos profissionais, sendo eles: Sede do Crea-AM, Faculdade Fucapi, Escola Estadual General Sampaio, Inspetoria do Crea-AM na zona leste. No interior, a votação em cada uma das inspetorias locais.
O modelo da eleição será feito com cédulas oficiais em urna convencional, e a apuração será manual. Podem votar todos os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências associados ao Conselho Regional e com a anuidade de 2019 paga. No dia da votação, o profissional precisa apresentar um documento oficial com foto, como: RG, CNH e Carteira de Trabalho.
Medidas contra a Covid-19
Para a segurança de toda a comunidade profissional e dos colaboradores do Crea envolvidos no processo eleitoral, serão seguidas todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde, tais como o uso obrigatório de máscaras e de luvas descartáveis pelos mesários, a higienização das mãos dos eleitores com álcool gel 70% e o distanciamento mínimo de 2 metros.
Sharon Marques para O Poder
Com informações do CREA-AM
Foto: CREA-AM