Roraima – O candidato ao Governo de Roraima, Rudson Leite (PV), ajuizou uma representação, com pedido de liminar, contra Teresa Surita (MDB), junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), acusando a emedebista de promover sondagem eleitoral de maneira irregular. Contudo, o pedido foi indeferido pelo juiz Marcelo Lima de Oliveira, nesta sexta-feira, 23.
Conforme a representação, o candidato afirma que Teresa está promovendo sondagem de maneira irregular, por meio de ligações telefônicas, que simulam uma espécie de pesquisa eleitoral com o intuito de divulgar informações falsas e confundir os eleitores acerca de suposto apoiamento do candidato Jair Bolsonaro aos cargos de senador e governador do Estado.
Após descrever como a sondagem estaria ocorrendo, Leite requer a medida cautelar para que a Teresa Surita se abstenha imediatamente de promover a sondagem impugnada e de realizar divulgações com o mesmo teor.
Após análise da representação, o magistrado afirma que não vislumbra a probabilidade do direito necessário à concessão da liminar, uma vez que, além da ausência da prova do grande volume de usuárias e usuários caracterizados do disparo em massa, não restou evidenciado que a suposta mensagem telefônica foi ordenada pela candidata.
“O fato da pesquisa mencionar um suposto apoio do Presidente à Representada não faz com que se infira ser ela responsável pela prática supostamente irregular, mormente quando se observa a menção a diversos outros candidatos na mesma mensagem telefônica, inclusive com a mesma sugestão de apoio do candidato Jair Bolsonaro”, diz o magistrado. Diante disso, o juiz indeferiu o pedido.
Da redação
Foto: Divulgação