abril 29, 2025 08:40

RR: Ministro do STF revoga lei que protege garimpeiros sancionada por Denarium

Roraima – Em decisão proferida na última terça-feira, 4, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a lei sancionada pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que proíbe órgãos ambientais de fiscalização e a Polícia Militar de destruírem ou inutilizarem bens particulares apreendidos em operações contra a atividade garimpeira.

A lei, de autoria do deputado George Melo (Podemos), foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em reunião não transmitida pela Casa Legislativa, e sancionada pelo governador Denarium poucos dias depois, em julho deste ano.

Conforme consta na Ação Direta de Inconstitucionalidade, a ação foi ajuizada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra a Lei estadual de nº 1.701/2022.

No documento, Barroso considerou ser de competência da União legislar sobre direito penal e processual penal e para editar normas gerais de proteção ao meio ambiente. Desta forma, o governador de Roraima não teria a prerrogativa de assumir essa função.

Polêmica

Ao ser sancionado pelo governador de Roraima em período de campanha eleitoral, a lei estadual de nº 1.701/2022 gerou polêmicas e dividiu opiniões. O Ministério Público Federal (MPF) se posicionou contrário e afirmou que a lei era inconstitucional.

Segundo o MPF, a Lei 9.605/1998 e o Decreto 6.514/2008, ambos federais, permitem a destruição nos casos em que o transporte do bem apreendido seja impossível e com a finalidade de impedir que ele seja, momentos após o fim da fiscalização, reutilizado na destruição do meio ambiente.

Diante das polêmicas, o procurador-geral da República, Augusto Aras, propôs ao Supremo Tribunal Federal (STF) duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADIN) contra normas de Roraima e Rondônia que proíbem a destruição e a inutilização de bens particulares apreendidos em operações e fiscalizações ambientais.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!