julho 3, 2025 13:17

Veritas é o quinto instituto a dar vitória de Wilson Lima com ampla vantagem

Sete pesquisas realizadas no segundo turno das Eleições Gerais apontam a vitória do governador Wilson Lima (União Brasil). O candidato à reeleição se mantém na liderança crescente das pesquisas ao governo do Amazonas sobre o segundo colocado, Eduardo Braga (MDB).

Recentemente, a pesquisa feita pelo Instituto Veritas, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número AM-07210/2022, de 10 de outubro, em que foram ouvidas 2.912 pessoas presencialmente em Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués, Parintins, Autazes, Coari e Tefé, mostra a disputa para o governo do Amazonas com Wilson Lima com 58,95% dos votos válidos, seguido de Eduardo Braga, com 41,05%.

Até o momento, o Instituto Pontual Pesquisas e o Big Data apresentaram dois levantamentos no segundo turno das Eleições Gerais, o Instituto Veritas, Ipec e Convergente, uma pesquisa respectivamente.

Pesquisa quantitativa consiste na realização de entrevistas pessoais e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante de 16 anos ou mais no Amazonas. Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro.

O público pesquisado é composto por eleitores de 16 anos ou mais residentes na zona urbana de Manaus, além de Autazes, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé.

Para produzir uma amostra representativa desse público-alvo para cada município, foi usado um desenho amostral por conglomerados com dois estágios. No primeiro, é realizado um sorteio probabilístico por meio do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) aos pontos de fluxo a serem visitados pelos entrevistadores, sorteio que tem como base o total de eleitores acima de 16 anos residentes nos setores. Em seguida, são selecionadas as pessoas a serem entrevistadas utilizando-se cotas amostrais para as variáveis de sexo, idade, renda familiar e escolaridade.

O perfil da amostra, definido pelas cotas previstas, é o seguinte: Manaus, SEXO: Masculino (47%); Feminino (53%). IDADE: 16-24 anos (16%); 25-34 anos (23,9%); 35-44 anos (23,9%); 45-59 anos (23,8%); 60 ou mais (12,4%). RENDA FAMILIAR: Até 1 SM (38,9%); mais de 1 a 2 SM (33,1%); mais de 2 a 5 SM (19%); acima de 5 SM (9%).

Escolaridade

Até Ensino Fundamental completo (24,1%); Médio incompleto ou completo (53,5%); Superior incompleto ou completo (22,4%). Fonte dos dados: TSE-Tribunal Superior Eleitoral – 2022; IBGE-Censo 2010. Está prevista eventual ponderação da amostra para correção das variáveis sexo, idade, renda familiar e escolaridade com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças entre os percentuais previstos na amostra e a coleta de dados realizada.

Dentro do público-alvo, foram realizadas 2.912 entrevistas nos municípios selecionados. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima prevista, baseada em uma amostra aleatória simples (AAS), é de cerca de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos em relação aos totais da amostra.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores devidamente qualificada, com experiência e treinamento em pesquisa de opinião pública.

Todo trabalho é feito em tablets ou outros dispositivos eletrônicos. Após a realização da coleta de dados, as entrevistas junto aos respondentes são checadas por meio de procedimentos de consistência.

Adicionalmente, ao longo e após os trabalhos de campo, é realizada uma fiscalização que consiste na checagem de uma amostra de 15% dos questionários aplicados para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Obras de escolas paralisadas e falta de transparência colocam Prefeitura de Maraã na mira do MPAM

Obras de educação infantil paralisadas no município de Maraã serão investigadas pelo Ministério Público do Estado do Amazonas. (MPAM)....

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!