Os rumores de que o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), poderia submeter o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) para permitir sua recondução à presidência da Casa não se concretizaram. De acordo com bastidores, o vereador deve fazer isso na próxima segunda-feira, 21.
O parlamentar não apareceu no plenário Adriano Jorge durante a votação dos Projetos de Leis, Moções e Requerimentos do dia. Quem presidiu a sessão foi o terceiro vice-presidente, Caio André (PSC), um dos opositores da mudança para a reeleição de Reis.
Nos bastidores, a manobra não é bem vista por uma parcela dos vereadores que acreditam que a eleição da Mesa Diretora, bem como a troca de presidente a cada dois anos, é uma forma justa de administrar o Parlamento Municipal. Reis está trabalhando para convencer seus aliados que a reeleição é um “bom negócio”.
A gestão de David Reis como presidente da CMM é marcada por polêmicas como o aumento da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) dos vereadores, o “puxadinho” de R$ 32 milhões que o vereador quis construir sob a explicação de preparar a Casa Legislativa para o futuro e licitações milionárias.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM