De acordo com informações de bastidores, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), irá trabalhar esse final de semana para tentar convencer os vereadores da Casa Legislativa a garantirem a permanência dele na presidência da Casa por mais dois anos. O parlamentar precisa de 28 votos para aprovar a mudança proposta no Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) e maioria do plenário para garantir sua reeleição.
Reis precisa de um ‘milagre’ para que isso aconteça na próxima segunda-feira, 21. Isso porque nem todos os parlamentares apoiam a manobra do presidente da Casa Legislativa. Conforme informações, os vereadores Dr. Eduardo Assis (Avante), Eduardo Alfaia (PMN), Kennedy Marques (PMN), Dione Carvalho (Patriota) são alguns dos nomes que apoiam a reeleição de David Reis.
Por outro lado, o vereador encontra oposição para a manobra, inclusive com os vereadores de base e alguns membros da Mesa Diretora. Além de Amom Mandel (Cidadania), Rodrigo Guedes (Republicanos), Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Raiff Matos (DC), que costumam fazer oposição a Reis, outros nomes como Diego Afonso (União Brasil), Caio André (PSC), Wallace Oliveira (PROS), Jaildo Oliveira (PCdoB), Yomara Lins (PRTB), entre outros, aparecem como contrários a mudança da Loman.
A suposta reeleição de David Reis também não é bem vista pela sociedade manauara. O principal motivo é que a gestão do parlamentar foi marcada por escândalos envolvendo licitações milionárias, a construção do puxadinho de R$ 32 milhões que não saiu do papel, aluguel de pick-ups, entre outros. O reflexo disso é que o vereador não conseguiu se eleger para deputado federal e, provavelmente, não conseguirá um segundo mandato a frente do Parlamento Municipal.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM