A Cúpula do G7, que será realizada entre os dias 19 e 21 de maio no Japão, vai contar com a participação do Brasil. O país não participava do encontro desde 2008, quando Lula (PT) exercia o segundo mandato na presidência da República.
O convite à Lula foi confirmado pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e foi anunciado no Twitter pelo embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi.
Para o Japão, é essencial que haja cooperação com o Brasil no que tange as pautas relacionadas às questões globais, como mudança climática, saúde e desenvolvimento.
Veja a publicação de Hayashi:
Bem-vindo ao #G7, #Brasil 🇧🇷! O Primeiro-Ministro do #Japão, @kishida230, anunciou que convidará o Presidente @LulaOficial para a Cúpula do @G7 em Hiroshima, em maio. É essencial que o Japão coopere com o Brasil em questões globais, como mudança climática, saúde e desenvolvimento pic.twitter.com/qq6KZDIXv6
— HAYASHI Teiji (Embaixador do Japão no Brasil) (@EmbJapao) March 21, 2023
O G7 reúne as sete maiores potências democráticas do mundo: Estados Unidos, França, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Japão e Itália.
O presidente ainda não se manifestou sobre o convite recebido da Cúpula do G7. No entanto, é esperado que ele participe, tendo em vista que já demonstrou vontade de abrir diálogo com diversos países do mundo.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder