dezembro 21, 2024 14:23

RR: Ação no MPF ‘mira’ omissão de comissão da ALE que deferiu candidatura de Simone ao TCE

Roraima – Após o trâmite para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ser suspenso por ação do Ministério Público e de diversos pedidos de impugnação da candidatura de Simone Denarium, o advogado Manoel Leocádio Menezes entrou com uma denúncia no Ministério Público Federal (MPF) contra a comissão responsável pelo processo de indicação ao TCE.

O advogado afirma que houve omissão no deferimento da candidatura da primeira-dama do Estado e que o ato seria “lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa” e pede a anulação da candidatura.

Além disso, Menezes enfatiza que Simone Denarium praticou conduta proibida. O advogado se refere ao fato da primeira-dama, que é secretária de Estado desde 2021, atuava também como sócia-administradora de duas empresa, o que é proibido por lei.

Simone Denarium era sócia-administradora da empresa Condomínio Ville Roy, de janeiro de 2017 a 23 de abril de 2023. A primeira-dama também administrou a empresa Denarium Empreendimentos Imobiliários LTDA, de 22 de julho de 2019 a 23 de abril de 2023, no mandato do marido e quando já estava como secretária de Estado.

Além disso, Menezes reforça que a primeira-dama não atende requisitos mínimos necessários e a capacidade técnica exigida para o cargo vitalício.

Os requisitos aos que o advogado se refere são conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros, além de 10 anos de exercício de função ou atividade profissional que exija habilidades e conhecimentos citados. O advogado enfatiza também que o currículo de Simone apresenta inconsistências.

Simone também acumulou cargos no governo e, mesmo após processo administrativo, não ressarciu os cofres públicos. Diante das alegações, o advogado chama a atenção para a atuação da Comissão Especial Externa que em detrimento de valores caros à democracia impõe prevalência de interesses pessoas para manter Simone Denarium na disputa pela vaga vitalícia.

 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

RR: Assembleia aprova orçamento de R$ 8,8 bilhões para 2025

A Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) aprovou na última quarta-feira, 18, a Lei Orçamentária Anual (LOA) que prevê receita...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!