Nesta quinta-feira, 1º/6, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou que o advogado Cristiano Zanin será o indicado pelo presidente Lula (PT) ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Portal O Poder já havia adiantado a preferência do presidente por Zanin que, além de ter atuado como advogado de Lula na Operação Lava Jato, também fez parte do corpo jurídico do candidato petista nas eleições de 2022.
Rodrigo Pacheco disse que a indicação de Zanin deve chegar hoje à Casa, quando será dado o andamento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para sabatina e apreciação do nome.
“Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal”, revelou o presidente do Senado.
A escolha de Zanin foi avaliada positivamente pelo presidente do Senado, que destacou o nome do indicado como “alguém que reúne condições e tem os predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal”.
Carlos Zanin ocupará a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que entrou com a aposentadoria neste mês de maio. Zanin disputou a vaga com outros 19 profissionais, incluindo dois amazonenses – Mauro Campbell e Beto Simonetti.
Da Redação O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro, Portal O Poder