Em discurso durante o lançamento do programa “Amazonas + Alfabetizado”, realizado nesta terça-feira, 22, o senador Omar Aziz (PSD-AM) chamou a atenção para a necessidade de mais universidades federais nos municípios e sobre a importância do Centro de Mídias para o interior. O vídeo foi postado nas redes sociais do parlamentar.
“Em alguns polos, financiados pelo Ministério da Educação, na área de Saúde, temos muitas dificuldades de levar médicos para o interior. Quando acabou o programa Mais Médicos, nós sofremos por falta de profissionais. O maior problema que nós temos hoje não são as instalações hospitalares, porque todos os municípios têm um hospital do estado, mas profissionais nas diferentes áreas que poderiam ter”, explicou Omar para o público e para o ministro da Educação, Camilo Santana, uma das autoridades presentes no evento.
O senador apontou que o interior do Amazonas precisa de mais universidades federais, principalmente, na área de Saúde para que a dificuldade de preenchimento dessas vagas seja minimizada. Além disso, ele ressaltou a importância do Centro de Mídias para o ensino à distância nas comunidades interioranas e, por isso, pediu também a sensibilidade do ministro para o assunto.
A Educação é um dos assuntos mais importantes na carreira de Omar Aziz. Prova disso, é o reconhecimento pelos alunos da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire, localizada no bairro Jorge Teixeira, em Manaus, que pediram para tirar foto com o parlamentar como forma de agradecimento. A escola foi construída em 2011 quando Omar foi governador do Amazonas, sendo a primeira de tempo integral na zona leste, ofertando disciplinas básicas, atividades extras e cursos profissionalizantes.
“Agradeço ao ministro por sua receptividade e comprometimento em dialogar para buscar soluções que atendam às demandas da nossa região. A educação é o pilar de um futuro promissor, e juntos trabalharemos para garantir oportunidades aos nossos jovens e crianças”, disse Omar Aziz.
Amazonas + Alfabetizado
O novo programa será implantado pelo Governo do Amazonas por meio de termos de cooperação técnica firmados com os 62 municípios do estado. Entre os compromissos firmados, estão a articulação, padronização e utilização de materiais pedagógicos e livros didáticos e a formação continuada de professores, pedagogos e diretores escolares.
Da Redação
Foto: Divulgação