julho 13, 2024 10:14

ELEIÇÃO 2020: Arthur Neto exonera cinco auxiliares do 1º e 2º escalão para disputarem o pleito

spot_img

Após uma sexta-feira de intensas conversas em torno das eleições deste ano entre secretários municipais e o presidente do diretório municipal do Partido da Social Brasileira (PSDB), Luiz Alberto Carijó, cinco secretários e subsecretários da gestão de Arthur Neto foram exonerados para concorrerem ao pleito deste ano.

As demissões já constam no Diário Oficial do Município (DOM), na edição publicada ainda nesta sexta. A exoneração destes secretários atende às regras eleitorais, em que detentor de cargo público que tenha pretensão em disputar a eleição tem que se desincompatibilizar do cargo seis meses antes do pleito.

Nesta sexta, em entrevista ao O Poder, o secretário municipal extraordinário de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó, disse que estava tendo várias reuniões porque “hoje (ontem) é um dia de sérias decisões sobre o pleito desse ano”.

Na publicação do Diário Oficial, o prefeito Arthur Neto exonera Rodrigo Guedes, que ocupava o cargo de secretário de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Procon Manaus); Socorro Sampaio (subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e de Direitos Humanos); João Carlos Santos Mello (da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer); Sildomar Abtibol (subsecretário de apoio às comunidades); e José de Arimatea Moreira Viana, que ocupava o cargo de vice-presidente de Habitação e Assuntos Fundiários.

Todos deverão concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Ao O Poder o ex-secretário de Defesa do Consumidor e Ouvidoria -Procon Manaus, Rodrigo Guedes, disse que pediu exoneração para ficar apto a disputar o cargo de vereador, mas como a politica é dinâmica e há outros cargos como de prefeito e vice-prefeito, os próximos meses serão decisivos. Guedes é filiado ao PSDB, partido do prefeito de Manaus.

Na manhã deste sábado, 4, João Carlos Mello, ex-secretário de Juventude, Esporte e Lazer, também confirmou que pediu exoneração para ser candidato a vereador. Ele é filiado ao Republicanos há 5 anos. Ontem, ao O Poder, ele afirmou que aguardava uma ligação com o aval do prefeito Arthur Neto.

O ex-vice presidente de Habitação e Assuntos Fundiários da Prefeitura de Manaus, José de Arimatea Moreira Viana, já havia confirmado na sexta, 3, que havia pedido exoneração do cargo ao prefeito para disputar uma vaga na Câmara.

Outro exonerado foi Sildomar Abtibol, ele ocupava o cargo de subsecretário de Apoio às Comunidades, integrante da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A reportagem não conseguiu contato com o ex-subsecretário. Sildomar já foi vereador de Manaus.

Conforme o calendário eleitoral, o prazo da desincompatibilização de gestores públicos que queiram disputar um cargo eletivo se encerra neste sábado, 4.

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto:

Últimas Notícias

DNIT recupera trechos da BR-319 enquanto não sai a liberação ambiental

Uma boa noticia para o Amazonas foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que anunciou diversas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!