julho 15, 2024 06:36

COVID-19: FVS reforça a necessidade ‘real e severa’ de isolamento social

spot_img

Um dia após o Ministério da Saúde recomendar o distanciamento social seletivo para alguns municípios, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, reafirmou que a recomendação não se aplica ao Amazonas, já que o Estado está com transmissão comunitária e afirmou a necessidade “real e severa” de isolamento.

Na segunda-feira, 6, O Ministério da Saúde (MS) estabeleceu novas orientações em relação ao distanciamento social para combater a pandemia do novo coronavírus. Segundo a nova recomendação, haveria duas categorias: o isolamento ampliado e o seletivo.

Segundo a medida, Estados e municípios com metade dos leitos e estruturas vagos devem reduzir parcialmente o isolamento. Cidades com mais de 50% da capacidade de atendimento médico disponível, segundo a nova recomendação, poderiam passar do Distanciamento Social Ampliado para o Distanciamento Social Seletivo. Nesse caso, pessoas com menos de 60 anos e sem condições que aumentem o risco de casos graves poderiam circular.

Segundo a diretora-presidente da FVS, a medida não se aplica ao Amazonas porque o Estado chegou em outra fase de transmissão. “O isolamento seletivo se refere a aqueles municípios ou Estados que estão ainda com transmissão local, com transmissão restrita. Nesses casos, é possível fazer o isolamento seletivo. No nosso caso não, nós avançamos, nós estamos com transmissão comunitária e a necessidade de isolarmos realmente e severamente todos os habitantes no sentido de evitar que o um contamine o outro”.

Segundo dados da FVS, o Amazonas já tem 636 casos confirmados, 120 em investigação e 23 óbitos por coronavírus.

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação/FVS

Últimas Notícias

Mazzini leva multidão em lançamento de pré candidatura em Maués

Com uma multidão de aproximadamente 10 mil pessoas, o lançamento de pré candidatura de Mazzini superou todas as expectativas,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!