novembro 22, 2024 23:14

PSD vai disputar a Prefeitura de Manaus e nomes passam por três pré-candidatos, diz Omar

A três meses para as convenções municipais (caso o calendário eleitoral não seja modificado por conta do coronavírus), que vão definir os candidatos a prefeitos, vice-prefeito e vereadores, o Partido Social Democrático (PSD), do senador Omar Aziz, já começa a mover as peças do tabuleiro político para fortalecimento do partido e estratégias para a eleição municipal.

Omar disse que o PSD deve ter candidato majoritário em todo o Amazonas e que os nomes dos deputados Ricardo Nicolau, Sidney Leite e do vereador Hiram Nicolau são boas opções para disputar a Prefeitura de Manaus.

“Em relação às candidaturas, o PSD vai ter candidato próprio em Manaus e vamos discutir. O partido está organizado em todos os municípios e temos muitos candidatos que estão em primeiro lugar nas pesquisas. Sobre as opções que temos para majoritário qualquer um desses (Ricardo Nicolau, Sidney Leite e Hiram Nicolau) pode ser o candidato”, adiantou o senador. No entanto, ele afirmou que o candidato a majoritário do partido somente vai ser anunciado na convenção do PSD, em julho.

Na avaliação de Omar, nesse momento todos estão mais preocupados com os reflexos da pandemia de coronavírus no Brasil e as definições sobre as eleições, estratégias e fortalecimento só serão definidas nas convenções municipais.

Durante a janela partidária, que se encerrou no dia 4 deste mês, o PSD perdeu o vereador Gilmar Nascimento, que foi para o PRTB, e manteve o vereador Hiram Nicolau.

Pré-candidatos

Em fevereiro deste ano, o deputado estadual Ricardo Nicolau saiu na frente na corrida pré-eleitoral e lançou um projeto batizado por ele de “Pra frente, Manaus!”. O lançamento, feito na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), ele explicou que o projeto contempla ideias que vão da mobilidade urbana, macroeconomia à área de saúde para a cidade de Manaus.

A iniciativa de Nicolau soou como um anúncio de pré-candidatura e o desejo de disputar a cadeira de Arthur Neto (PSDB).

Perguntado pelo O Poder sobre a vontade de concorrer ao pleito majoritário, Nicolau foi cauteloso, mas reforçou que seu nome estará à disposição do partido nas convenções. Sobre possíveis concorrentes internos, como seu irmão, Hiram Nicolau, e o deputado federal Sidney Leite, ele afirmou que essa questão será definida na convenção do partido.

“Nesse momento estamos empenhados na questão da Covid-19. Depois dessa guerra, vamos trabalhar as eleições. Estará, sim (seu nome a disposição do partido). Vamos verificar isso no partido”, disse.

Na mesma época em que Ricardo Nicolau tomou a dianteira para captar propostas para a cidade de Manaus, o irmão, o vereador Hiram Nicolau, também se mostrou interessado em disputar a Prefeitura de Manaus e chegou a afirmá-lo em sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Ao O Poder, Hiram confirmou que seu nome é uma das opções que o PSD terá para o pleito, embora reconheça que a preferência para a disputa majoritária seja dada ao seu irmão, Ricardo Nicolau. Ele, inclusive, defende que o nome do partido seja o de Ricardo Nicolau.

Na avaliação do vereador, o PSD tem obrigação, pelo tamanho e representatividade que possui no Amazonas, de ser protagonista no processo eleitoral 2020.

“Deixei isso bem claro em discurso na CMM. Não sei se serei indicado do meu partido para candidatura majoritária, não faço disso um cavalo de batalha nem uma questão de vida ou morte. Mas o Ricardo é a prioridade. Ele, na minha opinião deve ser o candidato, acredito muito na capacidade de gestão que ele possui”, afirmou.

Sobre a possibilidade de Sidney Leite vir a pleitear a vaga para prefeito, Hiram disse que não acredita que o deputado tenha interesse em ser prefeito de Manaus.

“Eu acredito na capacidade do Sidney, mas acredito que ele não tenha interesse até porque é muito ligado a Maués, não sei se ele se identifica de forma tão clara com Manaus e o eleitor identifica ele com Manaus também, mas óbvio que é um belo nome, deputado federal, merece nosso respeito. Eu apoiaria qualquer nome que seja indicado pelo nosso partido”, concluiu.

Procurado pela reportagem, o deputado  Sidney Leite, disse por intermédio de sua assessoria de imprensa, que não pretende disputar a Prefeitura de Manaus e que o seu foco é cumprir o mandato de deputado federal.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Esmam promove lançamento da obra “Os 35 anos do Superior Tribunal de Justiça”

A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoveu na tarde de quinta-feira, 21, o lançamento, em Manaus, da...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!