Começou a tramitar em regime de urgência, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira, 28, os projetos de lei 121/2020 e 122/2020, dos vereadores William Abreu (PTB) e Elias Emanuel (PSDB), respectivamente. Ambos as matérias versam sobre o combate ao novo coronavírus.
A proposta de William Abreu, por exemplo, que seja disponibilizado um auxílio especial às famílias dos funcionários da saúde, em caso de falecimento.
“Eu acho que é um ato que a gente precisa fazer, não só aplaudir os funcionários na área de saúde, eu acho que a gente precisa dar uma contribuição também e acho que esse é o momento”, disse o vereador.
Já o projeto de Elias Emanuel estabelece regras de isolamento social dentro de estabelecimentos comercias onde ocorre um fluxo maior de pessoas, como por exemplo, supermercados, casas lotéricas e farmácias e etc.
“O manauara realmente não acreditou que isso (coronavírus) poderia ser algo terrível como tem se mostrado agora em toda a mídia nacional, então eu acredito que agente está num momento de nós tomarmos decisões realmente mais duras”, disse o vereador Dante (PSDB) citando a importância das medidas de prevenção.
O Everton Assis (PSL) também aproveitou a ocasião para reforçar sobre as medidas de isolamento, criticando a falta de gestão no sistema de saúde no combate a pandemia e na ausência dos pagamentos dos profissionais de saúde.
“O sistema de saúde do nosso Estado, da nossa cidade realmente não existe, e é lamentável ver profissionais de saúde ainda disserem que estão há meses sem receber e isso daí que é mais preocupante. Em plena pandemia, pessoas morrendo agonizando, pedindo por socorro e nós não temos nenhum direcionamento, falta de gestão, falta de planejamento, e falta sobretudo também neste momento de conscientização da população”, disse.
Em discussão, os parlamentares reforçaram a importância do uso de máscaras e para que a população adote imediatamente as medidas de prevenção contra a pandemia da Covid-19, com o intuito de evitar a aglomeração e a proliferação do vírus.
Na ocasião, o projeto de lei de autoria do vereador Dante, que torna obrigatório o uso de máscaras, colide com o decreto municipal nº 4.806 da Prefeitura de Manaus já publicado no Diário Oficial Do Município (DOM), que recomenda o uso da máscara durante a pandemia da Covid-19.
“A máscara nesse momento, é a vacina que está disponível e mais barato para o povo da cidade de Manaus. A máscara é uma das saídas para minimizar a calamidade que temos dentro do Estado do Amazonas”, diz o vereador Profº Samuel (PL).
Da Redação O Poder
Foto: Reprodução