fevereiro 22, 2026 05:49

STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem para direção da PF

Nesta quarta-feira, 29, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal (PF).

“Diante de todo o exposto, nos termos do artigo 7o, inciso III da Lei 12.016/2016, DEFIRO A MEDIDA LIMINAR para suspender a eficácia do Decreto de 27/4/2020 (DOU de 28/4/2020, Seção 2, p. 1) no que se refere à nomeação e posse de Alexandre Ramagem Rodrigues para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal”, escreveu o ministro em sua decisão.

Ramagem chefiava a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a ação foi movida pelo PDT em razão do delegado ser amigo da família Bolsonaro.

Ainda na decisão, Moraes reforça as declarações de Sergio Moro, afirmando em tese, que a escolha de Ramagem para comandar a PF pode ser avaliado como desvio de finalidade, “em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público.”

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: G1

Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!