setembro 14, 2024 17:56

Vereadora denuncia mortes de pacientes com Covid-19 em SPAs por falta de alimentação enteral

Em sua participação na sessão virtual desta segunda-feira, 4, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora Profª Jaqueline (Podemos) denunciou a falta de um equipamento crucial para o tratamento de pacientes acometidos com a Covid-19 no HPS 28 de Agosto.

“As pessoas estão na UTI e não existe a sonda de sistema fechada para a aspiração do tubo orotraqueal, as pessoas estão morrendo porque não tem o tubo que leva a uma sonda que custa R$ 136”, disse.

Jacqueline ressaltou que essa sonda é de “extrema” importância porque, segundo ela, garante a segurança do profissional que vai entubar, que vai fazer a aspiração.

Além disso, a vereadora aproveitou a ocasião para fazer outra denúncia em relação aos SPAs, principalmente o Joventina Dias e o da Zona Sul, afirmando que as pessoas estão sendo internadas com sintomas de Covid-19, aguardam o encaminhamento e não recebem a alimentação adequada, falecendo no local.

“Nesses SPAs não tem a alimentação enteral, pessoas morrem por desnutrição. Você passa sete, oito dias esperando a transferência que não vai acontecer, e quando acontece, não tem mais como, pois a saturação está muito baixa, já comprometeu os órgãos”, explicou a parlamentar sobre a causa das mortes.

“Isso é muito grave, eu quero dizer que eu fico chocada em saber que as pessoas têm chance e iam sobrevive;r. Não é só a Covid que está matando não, é a falta de assistência adequada”, criticou.

A vereadora cobrou uma atitude do Ministério Público do Estado, do Conselho Federal de Medicina e dos órgãos de controle para que apurem essas denúncias.

Em nota enviada à redação de O Poder, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) esclarece que acionou a direção das unidades citadas para apurar a denúncia e, informou que não há falta de alimentação enteral. “As equipes de enfermagem que atuam nessas unidades são preparadas para fazer o procedimento via sonda. Portanto, não justifica que, em havendo necessidade, estas deixem de prover a alimentação aos pacientes que precisam”, diz o documento.

 

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Tadeu vai para coordenação de campanha de David, por causa de desentendimentos

A 22 dias do pleito do dia 6 de outubro, o prefeito de Manaus e candidato a reeleição, David...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!