Apenas três municípios do interior do Estado, de um total de 61, separam o Amazonas de atingir 100% de contaminação pelo novo coronavírus, a Covid-19: Envira, Ipixuna e Uarini. Até esta quinta-feira, 14, conforme o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), 58 municípios possuem algum registro de infecção e mortes pela doença, com destaque para Manacapuru, na região metropolitana de Manaus, que tem 1.150 casos confirmados e 56 mortes.
Ipixuna e Envira, que estão na calha do Juruá e distantes a 1.364 e 1.207 quilômetros de distância de Manaus respectivamente, localizados quase na fronteira com o Estado do Acre e, Uarini, a 595 quilômetros de distância, têm se mantidos intactos sem a presença do vírus até hoje.
A grande distância entre esses municípios em relação a Manaus e a suspensão das viagens fluviais para as cidades do interior podem ter beneficiado Uarini, Envira e Ipixuna, impedindo que o novo coronavírus contamine a população destas cidades.
Mas, conforme informação extraoficial repassada pelo deputado estadual Felipe Souza (Patriotas), durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) desta quinta, há pelo menos dois casos suspeitos em Uarini, que ainda precisa ser confirmado pela FVS-AM.
A reportagem de O Poder tentou contato com os prefeitos destes três municípios: Ivon Rates (Pros), de Envira; Maria do Socorro (PSDB), de Ipixuna; e Antônio Uchoa (PMN), de Uarini, para que comentassem quais medidas estão adotando nestas cidades para proteger os munícipes do vírus, mas não obteve êxito.
Em 62 dias de pandemia da Covid-19 no Amazonas, o Estado já registra 17.181 contaminados pela doença e 1.235 mortos pelo coronavírus.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação