Enquanto aguardam a definição das novas datas das eleições municipais deste ano, os partidos políticos do Amazonas já se preparam para as convenções partidárias, que iniciam dentro de um mês, dia 20 de julho e vão até 5 de agosto. Neste pleito, as convenções serão atípicas com a realização de forma virtual, transmitidas por meio de videoconferência e obedecendo as determinações do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre distanciamento social no período de enfrentamento da pandemia da novo Coronavírus (Covid-19).
A realização das convenções partidárias no modo virtual já foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 4.
O presidente do diretório regional do Podemos, Wilker Barreto, disse que o partido está aguardando, com expectativa que na terça-feira, 23, que o presidente do Congresso Nacional, coloque em discussão a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que definirá a realização das eleições.
“De qualquer forma, estamos orientando os nossos pré-candidatos a manterem suas agendas virtuais e vamos buscar todas as ferramentas necessárias, caso seja preciso, para realização das convenções virtuais”, disse Barreto.
Wilker Barreto disse que tudo vai depender da definição do calendário eleitoral. O presidente da sigla ressaltou que o partido está preparado para disputar o pleito, tanto na capital, quando no interior do Estado, com chapas completas de vereadores e nomes para o cargo majoritário.
O secretário-geral do PSDB, Mário Barros, disse que o partido também espera as definições do calendário eleitoral. “Vamos ver até quando vai ser esse calendário. O partido está atento, se for para fazer convenções virtuais, estamos preparados”, ressaltou.
O tucano explicou que o partido aguarda que ainda este mês deve sair alguma votação que definirá a realização do pleito. Segundo ele, o partido está discutido sobre o pleito tanto na capital quando no interior e deverá ter chapas próprias em muitas cidades, mas, em relação a Manaus, o partido espera orientação do prefeito Arthur Neto.
Calendário das convenções deve ser alterado, defende Hissa
Para o presidente do diretório regional do PDT, Hissa Abrahão, caso seja oficializado a mudança do calendário em relação do pleito, as datas das convenções também devem ser alteradas. Hissa disse que o partido vem discutindo internamente um melhor projeto para Manaus. Ele ressaltou que o partido terá muitas candidaturas próprias no interior do Estado.
“Não faz sentido manter a convenção na mesma data e a eleição em uma data posterior, até pelo fato de que a convenção homologa a candidatura, aí o candidato vai passar três meses para poder fazer a pré-campanha?”, questionou Abrahão.
O pedetista disse ainda, que, caso seja preciso realizar as convenções por meio virtual, o partido está preparado e avaliando todas as possibilidades. “Mas a nossa sugestão é que as convenções tenham nova data, seguindo as definições em relação a realização do pleito. Até avaliamos convenções virtuais, mas, por ser um ato político e temos que ter contato com as pessoas, acredito que possamos fazer presencial, mas, atendendo as normativas do distanciamento social”, ressaltou.
O presidente do Avante Amazonas, David Almeida, disse que o partido está preparado para as convenções, sejam elas presenciais ou por meio virtual. David explicou que o partido vem mantendo conversa com integrantes da legenda e o partido deverá ter bons nomes para as eleições deste ao, seja na capital ou no interior do Estado.
Interior preocupa
O secretário-geral do MDB, Miguel Capobiango, disse que o partido está trabalhando as formas de fazer convenções virtuais, para que possa contemplar a presencial. “A maior dificuldade é com o pessoal do interior, mas, estamos conversando. A forma virtual, requer várias adaptações, então, estamos estudando a melhor possibilidade. Não é algo simples”, disse o peemedebista.
Miguel Capobiango, disse, ainda, que é preciso saber as definições relativas ao calendário eleitoral, e se da data das convenções serão mantidas. O emedebista disse que o partido vem discutindo com bons nomes para disputarem cargos majoritários e proporcionais no interior do Estado.
Tranquilo
O presidente do diretório regional do DC, Sirlam Cohen, disse que o partido vem trabalhando com certa tranquilidade, até pelo fato de a legenda já usar as ferramentas digitais. “A nossa atuação na internet é bastante forte. Se a legislação for mantida nesse sentido, estamos muito à vontade. Caso seja presencial, respeitando o distanciamento social, estaremos preparados”, disse Sirlam.
Ele explicou que no interior a questão é mais complicada, mas, que em Manaus, o resultado já é bastante favorável.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação