O Amazonas cravou 68.220 mil infectados pela Covid-19 e registrou 2.739 mortos pelo novo coronavírus em todo o Estado nesta sexta-feira, 26, conforme o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Embora a fundação divulgue boletins diários com informações dos casos da Covid-19 na rede pública e particular, há incoerência entre alguns dados informados pelo governo do Estado e dos principais hospitais da rede particular da capital amazonense.
Na segunda-feira, 22, O Poder entrou em contato com a Fundação de Vigilância em Saúde para solicitar os números de casos confirmados, de mortes e, em observação, dos hospitais particulares Samel, Hapvida e Adventista, separadamente. Os dados foram enviados à reportagem na terça-feira, 23.
Apesar da solicitação, a fundação se limitou a informar os números total de todas os três hospitais e, não em separado como havia sido solicitado. “Foram registrados, na rede particular de saúde de Manaus, 940 casos confirmados de Covid-19. Foram a óbito 362 pacientes, da rede particular de saúde, por Covid-19 (Esse dado também pode incluir óbito por Covid-19 que tenha acontecido fora da unidade hospitalar particular, mas que foi registrado pela rede particular de saúde). Outros 578 pacientes ainda estão em investigação para detecção de Covid-19 na rede particular de saúde”, informa a nota.
Na segunda-feira, o portal O Poder solicitou os mesmos dados dos hospitais Samel, Hapvida e Adventista. Apenas o Hapvida e Adventista informaram. Desde segunda-feira, 22, a reportagem tenta obter os dados do hospital Samel, mas foi informada pelo diretor-presidente da Luiz Alberto Nicolau que outro diretor possui os dados. A reportagem tenta desde segunda obter esses dados, mas o diretor responsável afirmou que está em Roraima dando treinamento no hospital de campanha e desde o primeiro contato não informa os dados solicitados.
Diante dos dados informados pela FVS, Adventista e Hapvida é possível confirmar que os dados são incoerentes. Apenas no Hospital Hapvida de março até a segunda-feira, 22, foram notificados 2.649 casos suspeitos, confirmados 1.100 casos da Covid, 121 mortes pelo vírus, 423 em investigação, de acordo com os dados repassados pela unidade hospitalar. Contudo, segundo a FVS, toda a rede particular teve 940 casos confirmados de Covid-19.
Já no Hospital Adventista de Manaus (HAM), de março até a última segunda-feira, 22, foram confirmados 551 casos, 503 pacientes tiveram alta, 15 estão hospitalizados e 33 morreram.
Levando em consideração os dados dos dois hospitais e os números divulgados pela FVS, os do Adventista o do Hapvida registraram, juntos, no período, 1.651 casos de pessoas infectadas, enquanto os dados divulgados pela FVS afirmam que, toda a rede particular, registrou 940 casos confirmados.
O Amazonas já conta 106 dias de pandemia do novo coronavírus e, com a retomada gradual das atividades, iniciada no dia 1º deste mês, começa a aos poucos a sair do isolamento social imposto pela doença.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação