abril 3, 2025 12:44

Comissão Processante do Impeachment tem impasse sobre a inclusão de mais um integrante

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) deputado Josué Neto (PRTB) confirmou na manhã desta quinta-feira, 9, que não vai ficar à frente do processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e o vice- Carlos Almeida Filho (PTB). por questão de foro íntimo  É que juridicamente, caso o governador e o vice-governador sejam afastados de suas funções quem assumirá a cadeira no Palácio do Governo é justamente o deputado Josué Neto.

Mais cedo, os deputados estavam num impasse para definir os nomes da comissão processante que, legalmente, pode ser composta por 17 nomes, no entanto, um partido poderá ficar com mais membros que os demais, o que trouxe a polêmica à tona.

A questão da vez é saber se a 17ª vaga será ocupada ou não pelo membro do PL, deputado Cabo Maciel. A sessão foi suspensa agora para que o presidente Josué se retire do plenário.

O Poder teve acesso a uma lista extraoficial com os possíveis nomes dos membros da comissão do impeachment. Pelo bloco partidário formados pelos partidos PRTB, PSL, Patriota, PSDB e Republicanos os deputados escolhidos são: Fausto Júnior (PRTB), delegado Péricles (PSL), Therezinha Ruiz (PSDB) e João Luiz (Republicanos).

Os partidos dos blocos MDB, PTB, PSC e DEM, indicou: Alessandra Campelo (MDB), Dr. Gomes (PSC) e Saullo Vianna (PTB).

O Progressista indicou o deputado Belarmino Lins (PP) e Wilker Barreto e Dermilson Chagas ambos do Podemos também vão compor a comissão.

Os partidos PV e PSD indicaram Roberto Cidade (PV) e Carlinhos Bessa (PSD).

Os blocos PSB, PT e PDT indicaram Sinésio Campos (PT) e Adjuto Afonso (PDT).

A deputada Joana Darc (PL) será a representante do PL.

Durante a reunião, a líder do governo na casa, Joana Darc, questionou que são 17 vagas disponíveis na comissão e no momento só constam 16 nomes.

Belarmino Lins explicou que uma das vagas pendente seria do Progressista, mas ele apresentou oficio dizendo que por fórum intimo o deputado Álvaro Campelo (PP).

Com a desistência de Álvaro Campelo, está sendo cogitado a inclusão do deputado Cabo Maciel (PL).

Cabo Maciel líder do PL, disse que indicou Joana Darc para a vaga do partido, mas senão tiver empecilhos ele aceita participar na 17ª vaga.

O deputado Serafim Corrêa questionou e disse que a vaga é do Partido Progressista e não do PL. Ele não concordou colocar Cabo Maciel na vaga.

A sessão voltou a ser suspensa.

Maiores informações em instantes

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Prefeitura de Maués volta a divulgar dispensas de licitações milionárias após ‘dar um tempo’

A Prefeitura de Maués (a 283 quilômetros de Manaus) voltou a divulgar contratos firmados no mês de março. Na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!