julho 12, 2025 03:16

Internet com fibra ótica chega em setembro aos municípios de Barcelos e Novo Airão, diz CMA

Os municípios amazonenses de Novo Airão e Barcelos, na calha do Rio Negro, devem ser conectados com a internet de fibra ótica, por meio do programa Amazônia Conectada, até o mês de setembro. A informação foi confirmada pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). 

De acordo com o CMA, o Programa Amazônia Conectada teve seus trabalhos retomados em outubro de 2019, com o objetivo de conectar a cidade de Novo Airão à Vila de Moura e Barcelos, com programação de até setembro deste ano. 

Conforme o Comando Militar, nesse mesmo período, também serão realizados trabalhos de manutenção dos trechos entre Manaus e Coari. 

Atualmente, já estão conectados os seguintes municípios: Manacapuru, Coari e Tefé, pelo Rio Solimões, e Novo Airão e Iranduba, pelo Rio Negro. Nesses dois últimos, diversos órgãos públicos já utilizam a capacidade disponível. 

“Além disso, foi implementada uma redundância subfluvial na cidade de Manaus, para atendimento da Rede da Defesa, conectando Exército, Marinha e Força Aérea”, ressaltou o CMA. 

Investimentos

Segundo o CMA, já foram investidos aproximadamente R$ 70 milhões em uma rede de mais de 1000 km. “Neste valor, está incluído o investimento feito entre 2015 e 2017, a instalação da nova infovia entre Novo Airão – Vila de Moura – Barcelos e também as atividades que estão sendo desenvolvidas em 2020”, diz nota do órgão.

Interrupções 

Ainda de acordo com o CMA, existem interrupções do sistema entre Manaus e Manacapuru e entre Manacapuru e Coari, fruto da suspensão das atividades entre junho de 2017 e setembro de 2019. “O trabalho de identificação e manutenção dos pontos de interrupção está planejado para ocorrer a partir do mês de setembro”, finaliza a nota. 

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará/Fotos Públicas

Últimas Notícias

Ex-prefeito de Amaturá é alvo de Tomada de Contas por sumiço de documentos do SAAE

O gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Amaturá (a 1.072 quilômetros de Manaus), Etemildo Melo dos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!