outubro 18, 2024 00:23

Judiciário não tem condição de ser protagonista no combate à fake news, diz Barroso

Nesta segunda-feira, 27, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que o Poder Judiciário não possui condição de assumir o protagonista no enfrentamento das fake news.

A declaração foi dada durante um debate sobre democracia e polarização promovido por O Globo.

“Havia uma certa fantasia de que o TSE ou o Judiciário iria ser o protagonista do enfrentamento às fake news. É uma ilusão. O Judiciário não tem condição de ser protagonista (…) por muitas razões. A primeira e mais óbvia é que a própria qualificação do que sejam as fake news já é muito difícil”, declarou Barroso.

“Elas têm condições de fazer um controle que não é de conteúdo, é um controle de comportamentos. E, portanto, você derruba os robôs, os bots, os perfis falsos, os comportamentos inautênticos, orquestrados, os impulsionamentos ilegais. É assim que você enfrenta fake news”, acrescentou o ministro.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), também marcou presença no debate e concordou com as declarações de Barroso, citando o WhatsApp como uma plataforma que possui mais empecilhos de combater a desinformação.

“Às vezes você consegue pegar, um passou para outro, você pega o telefone de quem passou, mas fica uma pescaria difícil para você atingir o objetivo de limitar os ataques permanentes que passam pelas redes sociais e passam com muita força pelo WhatsApp”, afirmou o parlamentar.

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: O Antagonista

Foto: José Cruz/Agência brasil

Últimas Notícias

Caio André e vereadores de oposição manifestam apoio para Alberto Neto

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (União Brasil), nesta quinta-feira, 17, juntamente com os vereadores...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!