O juiz Diego Moreira, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, decidiu suspender sua decisão que tornou o senador José Serra e a filha dele, Verônica, réus por lavagem de dinheiro. Em um despacho publicado nesta quinta, 30, o magistrado anuncia que seguirá a decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu os inquéritos que correm contra o senador em primeira instância.
Mesmo o presidente do STF não deixado claro se a sua decisão sobre o caso atingia a ação penal ou não, o juiz informou que “por cautela entendo que a presente ação penal deve ser suspensa até nova ordem do Supremo Tribunal Federal”.
Vale ressaltar que Toffoli suspendeu as investigações que estavam em andamento contra Serra na Justiça Federal de São Paulo.
A ação foi tomada a pedido da defesa do senador, na ocasião, o ministro informou que os mandados de busca e apreensão determinados pelo juiz federais eram amplos demais e poderiam afetar o exercício do mandato pelo senador, citando que apenas o Supremo pode determinar medidas do tipo.
A decisão que torna Serra e a filha réus, também foi feita ontem, mas após a decisão do ministro Dias Toffoli.
Em razão do juiz não ter sido intimado da liminar do presidente do STF, recebeu a denúncia. Nesta quinta, depois de intimado, voltou atrás e suspendeu a decisão.
Conteúdo: O Antagonista
Foto: Moreira Mariz/ Agência Senado