abril 10, 2025 01:17

Denúncia enviada ao O Poder aponta campanha antecipada de pré-candidato a vereador

Denúncia enviada à redação de O Poder aponta que o pré-candidato a vereador de Manaus pelo Pros, Douglas Rodrigues, estaria praticando assistencialismo por meio de doações. Leitores do Portal O Poder encaminharam prints de registros das ações do pré-candidato. A prática, se comprovada, pode impugnar a pré-candidatura e ser condenado por compra de votos.

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais na quarta-feira, 29, o pré-candidato aparece doando uma cadeira de rodas para uma idosa. No texto da publicação, ele argumenta que o grupo  “Os Amigos Solidários” foi marcado em um vídeo onde pedem ajuda para a idosa. “Fomos marcados para tentar ajudar essa senhora. Essa semana podemos fazer uma surpresa à ela,com a cadeira que ela tanto necessitava para sua locomoção”, escreveu.

Apesar de ser uma doação por meio de um grupo de amigos, os leitores que entraram em contato com O Poder afirmaram que a atitude é eleitoreira com o objetivo de dar mais visibilidade ao pré-candidato Douglas Rodrigues. “Ele está usando a necessidade das pessoas e a falta de condições para se promover”, disse uma das leitoras, que pediu para não ser identificada por medo de represálias.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) afirma que “é vedada na campanha eleitoral a confecção, utilização, distribuição por comitê, candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor”.

Além dessa postagem específica sobre as doações, o pré-candidato tem diversos posts sobre as reuniões que vem fazendo.

Defesa

Procurado pela reportagem, o pré-candidato disse ao O Poder que atua há 20 anos em eventos sociais em prol das pessoas. Ele afirmou também que, durante as ações, não divulga que é pré-candidato e nem pede votos.

“A gente tem que fazer o bem sem olhar a quem. Não sou o dono do grupo, sou um membro e o advogado do partido me disse que tenho até o dia 16 pra sair da frente do grupo. Não peço votos e nem falo que sou pré-candidato. Nem divulgo minha pré-candidatura. Essas pessoas que me denunciam deveriam procurar trabalhar, ajudar pessoas. É por isso que o Brasil não está do jeito que está”, respondeu.

A reportagem do Portal O Poder tentou contato com o Tribunal Regional Eleitoral para questionar se o órgão recebeu alguma denúncia específica sobre esse caso, sem sucesso.

Veja o vídeo:

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

Wilson Lima recebe embaixador da Itália para tratar de projetos para a economia e agricultura

O governador Wilson Lima (União Brasil) recebeu nesta quarta-feira,9, o embaixador da Itália, Alessandro Cortese, na sede do Governo,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!