O delegado da Polícia Civil Guilherme Torres, foi o escolhido pelo governador Wilson Lima (PSC) para assumir a recém-criada Delegacia de Combate à Corrupção, no âmbito da Polícia Civil do Amazonas. Wilson sancionou a Lei 5.211/2020, que cria a Delegacia Especializada conforme publicação do Diário Oficial do Estado no dia 14 de agosto.
O delegado foi designado por meio de portaria assinada pela delegada geral da PC-AM, Emília Ferraz. A Portaria 1.049/2020-GDG/PC também foi publicada com data de 14 de agosto de 2020.
Conforme a Lei 5.211, a Deccor tem como atribuição prevenir, reprimir e promover o combate à corrupção, atuando na apuração de toda e qualquer forma de corrupção e desvio de recursos públicos praticados contra o patrimônio da administração pública estadual e municipal.
A Deccor também poderá se articular com outras instituições policiais, órgãos da administração direta e indireta, agências e instituições de inteligência para trabalho de cooperação, troca de informações e apoio operacional.
Na ocasião em que assinou a mensagem do projeto de lei que criou a Deccor, Wilson Lima destacou que a iniciativa é importante para dar transparência e lisura necessária aos investimentos de recursos públicos. Ele disse, ainda, que a criação da delegacia está alinhada com a proposta do governo federal, que promete liberar recursos específicos para o combate a esse tipo de crime.
Atuação
O delegado Guilherme Torres Ferreira já foi delegado adjunto em Novo Airão, delegado titular em Urucará, titular do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP), do 20º DIP e do 19º DIP; diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd) e secretário-executivo da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop).
A nova Delegacia Especializada de Combate à Corrupção ficará subordinada ao Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e funcionará na avenida Professor Nilton Lins, 325, bairro Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul da capital.
Da Redação O Poder
Com informações da Secom
Foto: Divulgação