fevereiro 23, 2025 14:49

ELEIÇÃO 2020: PTB fora da disputa em Manaus e, DEM ainda é uma incógnita

Os partidos PTB e o DEM, que têm como protagonistas o vice-governador Carlos Almeida Filho e, o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta, perdem força às vésperas do início do prazo das convenções partidárias, em que serão definidas as candidaturas majoritárias de olho na Prefeitura de Manaus. O discurso de ambos os partidos é que estão em fase de conversa, enquanto outras legendas já anunciam alianças e datas de suas convenções.

No primeiro semestre, com a ‘aquisição’ de Almeida para o PTB, o partido ensaiou entrar na disputa eleitoral, mas com os problemas internos enfrentados pelo vice-governador, que saiu da Casa Civil, se afastou do governo e, ainda sofreu um processo de impeachment no Legislativo estadual, esfriou esse desejo e, a sigla tem passado despercebida neste período pré-eleitoral tão intenso.

O mesmo acontece com o DEM. Pré-candidato a prefeito pelo partido, Marcos Rotta pouco ou quase não tem aparecido na cena pré-eleitoral e, nos bastidores, a especulação é que ele nem saia mais candidato ao cargo.

PTB, coadjuvante

Procurado pelo Portal O Poder, o vice-governador do Estado disse que o posicionamento do PTB Amazonas nas eleições deste ano vai ser definido em conjunto com o comando nacional do partido. “Não tem como precisar datas, toda essa organização está em andamento, mas a presidência regional da legenda está trabalhando em sintonia com à presidência nacional do PTB. Por hora é o que podemos dizer”, disse Almeida.

Já o presidente do diretório municipal da legenda, deputado estadual Saullo Vianna, disse que PTB está trabalhando para ter uma participação expressiva nesta eleição tanto em Manaus quanto no interior do Amazonas. “Temos nomes fortes, e portanto, grandes chances de eleger vereadores na capital e no interior e também prefeitos e vice-prefeitos”, ressaltou o parlamentar.

Saullo Vianna disse que em Manaus o partido não terá candidatura própria e ainda estão na fase de conversas com alguns partidos. “Nosso apoio será anunciado na convenção”, disse.

O deputado disse, ainda, que o partido deve lançar pelo menos 62 nomes para concorrer às vagas na Câmara Municipal de Manaus e que o partido reconhece a importância da participação da mulher na política.

‘Novidades em breve’

Já o DEM mantém um discurso mais lacônico. Procurado pelo Portal O Poder, Marcos Rotta limitou-se a dizer que o partido está trabalhando, dialogando e que as conversas estão avançando.

“Em breve teremos novidades, mas, ainda não temos datas definidas, inclusive, para a convenção”, disse.

Nesta quinta-feira, 20, Rotta postou uma foto com o presidente do partido, o ex-deputado federal Pauderney Avelino, em suas redes sociais, falando de uma reunião ‘muito produtiva’ com o político.

Procurado pela reportagem, Pauderney não atendeu às ligações telefônicas e nem  respondeu aos questionamentos sobre eleição majoritária, enviadas via aplicativo de conversa.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!