maio 12, 2025 04:20

‘Cobiçada’ por oito pré-candidatos a prefeito, eleição em Itacoatiara promete ser acirrada

Terceiro maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, com 67.270 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, o município de Itacoatiara (a 175 quilômetros da capital), na região metropolitana de Manaus, tem oito pré-candidatos para a disputa à prefeitura municipal. O atual prefeito, Antônio Peixoto (PT), que busca reeleição, terá dificuldades de se manter no cargo.

Peixoto é alvo de diversas investigações e chegou a ser afastado da prefeitura em junho deste ano por decisão do juiz Saulo Góes Pinto, que levou em consideração um pedido da promotora de justiça Tânia Maria Feitosa, que alegou que o prefeito descumpriu decisões judiciais.

Dias após, no dia 23, a desembargadora do TJ, Socorro Guedes, suspendeu a decisão que havia determinado o afastamento do petista do cargo por 180 dias e devolveu o cargo a Peixoto.

Peixoto também integra a lista dos gestores ‘fichas-sujas’ do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No entanto, apesar do desgaste, ele mantém sua pré-candidatura, mas se mostra em baixa com o eleitorado, conforme pesquisa de intenção de votos Instituto Pontual, divulgada em abril deste ano. Peixoto tenta o terceiro mandato de prefeito.

O prefeito tem como principal adversário, o empresário Mário Abrahim (PSC), que na pesquisa Pontual cravou 30% das intenções do eleitorado.

Peixoto ainda disputa a preferência do itacoatiarense com o ex-prefeito Mamoud Amed, que naquela pesquisa teve 18,3% ficando em segundo lugar. Mamoud já foi prefeito do município cinco vezes.

Já o deputado estadual Cabo Maciel (PL) segue com sua pré-candidatura, divulga suas ações nas redes sociais e é a aposta do seu partido para a Prefeitura de Itacoatiara. Na pesquisa Pontual exclusiva para o município, ele aparecia na terceira colocação, com 12,8%.

Além desses, Peixoto ainda deve dividir os votos com os adversários, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, DonMarques Mendonça, Jean Neder (empresário), Richardson Franco (empresário) e o coronel da PM Castro Alves, que foi comandante da PM no município.

Segundo dados do IBGE/2016, o PIB do município é de 2.054.826,56 e a economia da “Velha Serpa”, como é conhecida, gira em torno do agronegócio e do polo moveleiro.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Sindireceita/Divulgação

Últimas Notícias

TCE-AM e MP-AM firmam parceria para fiscalizar escolas com problemas de água e saneamento no Amazonas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aderiu ao projeto nacional ‘Sede de Aprender’, que prevê inspeções em escolas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!