fevereiro 22, 2026 07:56

Câmara dos Deputados poderá votar novo marco regulatório do gás na próxima terça-feira 

Na terça-feira, 1º, a Câmara dos Deputados pode votar o projeto do novo marco regulatório do setor de gás natural (PL 6407/13). O texto prevê autorização para o transporte de gás natural e estocagem em jazidas esgotadas de petróleo.

Conforme o relator do projeto, deputado Laercio Oliveira (PP-SE), as novas regras podem modernizar o setor, gerando mais empregos e reduzindo os preços.

Além disso, Laercio propõe a aprovação do texto substitutivo elaborado pelo deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), que foi aprovado na Comissão de Minas e Energia em outubro do ano passado.

Segundo o substitutivo, a outorga dessa permissão para a construção ou ampliação de gasodutos deverá ocorrer após chamada pública a ser realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Caso ocorra mais de um interessado para a construção de gasoduto, será feito um processo seletivo público pela agência.

O tempo para essas autorizações não serão definidos de vigência e podem ser revogadas a pedido da empresa, se houver descumprimento, falência de forma grave, se o gasoduto for desativado ou se a empresa tiver ou sofrer interferência de outros agentes da indústria do gás.

O texto também propõe o fim da exclusividade dos estados na atividade de distribuição de gás natural, por concessão ou direta, permitindo ainda sua exploração pelas concessionárias privadas de energia elétrica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo:Agência Câmara de Notícias

Foto: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!