Após realizarem uma visita nas regiões do Pantanal que foram destruídas pelo fogo, neste sábado, 19, os senadores da comissão externa destinada a acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios decidiram convidar três ministros e o vice-presidente, Hamilton Mourão, para discutir o problema, de forma imediata.
O convite aos ministros foi sugerido pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) e será incluído no plano de trabalho da comissão a ser apresentado na próxima semana pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator do colegiado.
“A gente propõe, fala, grita, finca a bandeira, mas quem executa são aqueles que estão no Executivo”, ressaltou Nelsinho.
Os parlamentares entendem que a solução deve passar pelo governo federal obrigatoriamente. Eles também defenderam a construção de uma legislação específica para a região, o Estatuto do Pantanal.
Segundo o presidente da comissão externa, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), o Pantanal “está sem proteção jurídica”.
Audiência
Além do vice-presidente Hamilton Mourão, devem participar da audiência pública os ministros Teresa Cristina, da Agricultura, Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.
Conteúdo: Agência Senado
Foto: Agência Senado