fevereiro 23, 2025 02:38

Inspirado na causa animal da deputada Joana Darc, ativista lança candidatura a vereador

Inspirado na atuação da causa animal em Manaus, a exemplo da deputada estadual Joana Darc (PL), o estudante de medicina veterinária Sámeq Santiago, 25,  também apostará neste engajamento para brigar por uma vaga na Câmara Municipal de Manaus. O ativista, que é braço direito da deputada, divulga sua rotina de resgates e atendimentos diariamente.

Com o nome político de Sámeq Protetor, o veterinário é filiado ao PTB e, em 2016 conheceu Joana, que era candidata a vereadora (e foi eleita), quando se envolveu nas ações em prol dos animais. Segundo ele, o trabalho da atual deputada o incentiva  a tentar uma vaga na CMM.

“Desde que a conheci e me envolvi na causa, pude conhecer e atuar em projetos que pudessem mudar a vida das pessoas e dos animais. Acompanhei de perto a criação de iniciativas como a Carona Animal, Vet em Casa e uma série de ideias que pudessem ajudar efetivamente os animais que mais precisavam. A bandeira que hoje a deputada estadual Joana Darc levanta é fundamental, pois estamos falando aqui do controle populacional de animais e de saúde pública, logo, assuntos que predominam essa pauta tão importante e muita das vezes desvalorizada”, destacou.

Ao Portal O Poder, Sámeq garantiu que a causa animal será sua principal bandeira de atuação, se eleito. Ele fez, ainda, questão de fazer um balanço do que foi feito de 2016 para 2020.

“Até 2016, não existia uma política pública efetiva no âmbito da causa animal na cidade de Manaus, tudo era muito Castração pelo CCZ e Vacinação AntiRabica, e desde então, algumas medidas foram tomadas, como a reforma e ampliação do CCZ, além da modernização dos agendamentos para o mesmo, através da internet”, disse.

Apesar da principal bandeira, o candidato afirma que quem cuida dos animais, cuida das pessoas e que ninguém pode viver de causas seletivas.

“Eu posso afirmar de forma categórica que qualquer causa precisa ser defendida, não podemos viver um momento de causas seletivas, precisamos defender causas, e na Câmara Municipal de Manaus, defenderei isso. Tenho certeza de que assim podemos abrir um leque de debates em torno de Algo. Quem me acompanha sabe que sou muito envolvido na causa animal é isso virou uma marca minha, mas me colarei à disposição para debater e defender qualquer assunto que preciso de uma ponte para ser ouvido e assim entendido”.

Santiago destacou diversos problemas enfrentados pela população na capital amazonense e antecipou como será tua atuação na CMM, se eleito. “Como vereador, farei o que está em minha prerrogativa, a de fiscalizar o poder público, para que os impostos sejam transformados em benefícios para a população em geral. Eu sonho com uma cidade justa, em todos os aspectos, afinal de contas, pagamos impostos para isso”, disse.

Garantindo que não será vereador de apenas uma causa, o candidato afirma que defende a criação de políticas públicas que possam beneficiar jovens e adolescentes. Mais especificamente com a intenção de incentivar a nova geração para os desafios.

“Quanto mais qualificado, maior a chance de mudar de vida e das pessoas que estão ao seu redor. Precisamos incentivar e criar projetos que possam incentivar parcerias público privadas no quesito do empreendedorismo, afinal de contas, é preciso gerar economia em bairros da nossa cidade. Aquele candidato que disser que vai construir escolas, hospitais e afins, estará mentindo, e como parlamentar irei fiscalizar na base os recursos e seu destino em projetos que beneficiem a população”, garantiu.

Sámeq era lotado no gabinete da deputada Joana e compartilhava suas ações como resgate de animais e doações nas suas redes sociais oficiais. “Fui lotado no gabinete da deputada Joana Darc sim, e quando confirmei minha intenção em disputar a eleição, entreguei meu cargo, para que as coisas pudessem ser as mais claras possíveis”.

Em 2016, quando disputou vaga na CMM, Joana D’Arc teve 3.261 votos.

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!