O lockdown virou assunto do dia entre os candidatos a prefeito de Manaus Coronel Menezes (Patriota) e Ricardo Nicolau (PSD). Enquanto um critica a possível medida, o outro acredita que essa seria a melhor solução para frear o avanço da Covid-19 no Amazonas.
Para Menezes, um lockdown não é solução. O bolsonarista afirma que é preciso continuar seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a propagação, mas não deixar as pessoas em isolamento.
Já Nicolau defende que o isolamento social serve para escalonar a doença. Inclusive, ele tece críticas tanto à Prefeitura quanto ao governo do Amazonas.
“O lockdown vai atingir as pessoas mais simples. O governo federal está colaborando financeiramente e isso deve ser investido na saúde. Ainda não há vacina. Vocês acham que o vírus vai acabar até janeiro do ano que vem?”, questionou. “Não. Devemos tratar o vírus como doença, a Prefeitura atendendo na baixa complexidade e o Estado média e alta complexidade”, sugeriu Menezes.
Por sua vez, Ricardo Nicolau publicou vídeo tecendo criticas aos governos municipal de Manaus e Estadual.
“Eu tenho ouvido muito o governador e o prefeito de Manaus falarem em lockdown, fechar estabelecimentos. Mas nenhum deles fala de algo mais importante: que é preparar as unidades de saúde para cuidar da população. Até hoje não estão fazendo diagnóstico precoce e nem tratamento precoce”, disparou.
A saúde da população no pós-pandemia será uma das prioridades descritas no seu Plano de Gestão, que será conduzido ao lado do candidato a vice-prefeito, o médico Dr. George Lins (PP).
“Os atendimentos nos hospitais não são da forma adequada. O isolamento social serve para escalonar a doença. Mas o mais importante é o governo do Estado e a prefeitura estarem preparados para cuidar das pessoas. É isso o que eu peço ao prefeito e ao governador: vamos dotar as unidades de condições dignas para cuidar das pessoas”, cobrou o candidato a prefeito.
Da Redação O Poder
Foto: Montagem