setembro 7, 2024 19:30

CMM aprova projetos de incentivo ao esporte e à conscientização ao meio ambiente

Em uma sessão relâmpago, que durou cerca de uma hora, os vereadores de Manaus aprovaram os projetos de lei Nº 329/2019 e 155/2019, que consistem no Dia da Conscientização e Combate à Poluição nos Igarapés e à Semana do Esporte no âmbito de Manaus, respectivamente.

A proposta 329/2019, de autoria do Profº Fransuá (PV), cria um calendário oficial de Manaus, a ser realizado anualmente, o Dia da Conscientização e Combate à Poluição nos Igarapés, com o uso de palestras, a realização de cursos de capacitação e qualificação de profissionais nos bairros na cidade.

Em sua justificativa, o vereador reforça que em decorrência das chuvas e da falta de cuidados nos rios e igarapés da capital amazonense, os moradores que vivem próximos a essas regiões são os mais afetados “e por consequência tem suas casas alagadas, perdem seus bens e ficam quase sempre desamparadas”.

“Motivo pelo qual é de suma importância a realização de ações e políticas que conscientizem nossa cidade e nossos habitantes em geral”, destaca o parlamentar sobre a sustentabilidade do meio ambiente.

Já no caso da PL 155/2019, de autoria do Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), consiste também de criar no calendário oficial de Manaus, a semana de 1º a 7 de agosto, também realizada anualmente, o incentivo ao esporte na capital.

Neste caso, fica a cargo de empresas, escolas públicas ou privadas, instituições e entidades a realizar eventos, ações e campanhas que estimulem a prática ao esporte com o intuito de melhor mentalmente e fisicamente a qualidade de vida da população.

O vereador justifica ainda que, a prática ao esporte leva benefícios que contribuem para a acabar com “o sedentarismo que causa doenças cardiovasculares, respiratórios e entre outros”, levando a sérios riscos de saúde.

“Há outros males prejudiciais à saúde e o esporte pode melhorar ou até mesmo resolver esses problemas”, informa.

Ambos os projetos tramitavam em 2º discussão, na 2º Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e 17º Comissão de Esportes (COMESP), respectivamente, sendo aprovadas pela casa na sessão desta quarta.

Agora, ambas seguem para sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

 

 

 

Da Redação O Poder 

Foto: Patrick Marques/G1 AM

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!