fevereiro 21, 2026 13:02

ELEIÇÃO 2020: MP pede impugnação de Chico Preto; candidato diz que é uma ‘injustiça’

O Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou pela impugnação do registro de candidatura do candidato à Prefeitura de Manaus, nas eleições deste ano, Chico Preto (DC), pelo episódio que levou a morte do sargento José Cláudio da Silva, o Caju, na eleição em 2014, quando o vereador era candidato ao governo do Amazonas.

A informação foi confirmada por nota encaminhada pela assessoria do candidato, que considerou a impugnação como “injusta”.

“Diante de decisão absolutamente injusta o candidato a prefeito de Manaus, Chico Preto, recebe com indignação a notícia da impugnação de sua candidatura pelo MPE, usando como base uma questão judicial resolvida em 2017. O episódio utilizado como justificativa é o assassinato do sargento José Cláudio da Silva, o Caju, amigo de longa data do então deputado Chico Preto e sua família”, disse o candidato por meio de nota.

Chico Preto ressaltou que o sargento foi assassinado por dois criminosos enquanto acompanhava a esposa de Chico Preto, na condição de amigo próximo da família. O candidato informou, ainda, que em 2017, entrou em acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), para pagar multa referente ao episódio.

“Dessa forma, não havendo qualquer implicação de prática criminosa. Como ficha limpa, disputei em 2018 eleições estaduais como candidato a vice-governador. Agora, em 2020, na mesma condição de ficha limpa, o MPE de maneira parcial e completamente duvidosa, impugna minha candidatura a prefeito de Manaus, sem haver qualquer mudança no entendimento de que não houve prática criminosa naquele episódio”, disse Chico Preto por meio de nota.

Chico Preto ressaltou que com o atual cenário, fica evidente o viés persecutório por parte de setores que se sentem ameaçados em virtude de uma candidatura totalmente desvinculada das práticas corruptas de troca de apoios e de favores com o dinheiro dos cidadãos, principalmente por meio da propina e superfaturamento de obras na prefeitura de Manaus.

Por fim, a assessoria de imprensa informa que o candidato Chico Preto irá confrontar com todos os meios possíveis a opinião do promotor Francisco Campos do Ministério Público Estadual.

 

Leia a nota na íntegra aqui.

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!