fevereiro 21, 2026 08:47

Em Manaus, abstenção no pleito foi maior que os votos conquistados por Amazonino e David

Com um segundo turno da eleição em Manaus formado entre os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), o que chamou a atenção nos números consolidados do primeiro turno na capital amazonense foi o alto índice de abstenção nas urnas neste pleito: 18,23%, o dobro do registrado na eleição municipal de 2016, que foi de 9,5% e, mais que os números de votos conquistados pelos dois primeiros colocados nesta eleição.

Isso revela que boa parte dos eleitores de Manaus, o equivalente a 242.787 não foram votar, por motivos diversos, neste domingo, 15.

Ao todo, as 242.787 abstenções revelam um número 8.699 a mais que os votos conquistados por Amazonino e, 23.858 dos de David.

Com o contexto de pandemia e as orientações dadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para justificativa em casos de febre ou confirmação de Covid-19, já era esperado que houvesse aumento no número de ausências.

Mas a taxa de 18,23% registrada neste primeiro turno, quase duas vezes maior do que os 9,5% registrados em 2016, mostra um contexto econômico e social afetado, uma desesperança geral e específica direcionada a situação política da cidade, que vem de uma decepção com os novos políticos e uma desconfiança arraigada nos nomes que já se perpetuam e alcançam o grande público.

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!