novembro 24, 2024 01:42

Tramita na Assembleia projeto que cria Plano de Atenção Especializada para alunos com dislexia

Os alunos diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem (dislexia, disgrafia e discalculia), nas instituições de ensino no Estado do Amazonas, que tenham dificuldades no aprendizado, poderão ser beneficiados pelo projeto de lei de autoria do deputado Roberto Cidade (PV), que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que institui o Plano de Atenção Educacional Especializado (PAE).

O parlamentar acredita que por meio de um plano especializado, para atender as crianças com algum tipo destas deficiências mencionadas no projeto haverá uma melhora na educação e consequentemente no desenvolvimento desses alunos.

“A instituição de um plano especializado vai possibilitar que uma equipe multiprofissional trabalhe em conjunto para amenizar os efeitos da dificuldade de aprendizagem, garantindo condições para que o aluno tenha bons resultados no processo ensino-aprendizagem”, afirmou.

De acordo com a proposta, o corpo docente passará por formação que possibilitará a identificação e o procedimento adequado quanto ao transtorno de aprendizagem. Ao ser identificado algum possível sinal de distúrbio de aprendizagem dentro da escola, se necessário, o aluno deverá ser encaminhado ao sistema de saúde, com laudo técnico pedagógico para a emissão do diagnóstico da equipe multiprofissional.

Na avaliação do deputado, a medida vai garantir ao estudante o direito de acesso aos recursos pedagógicos e didáticos adequados para o desenvolvimento global da aprendizagem com estratégias diferenciadas.

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Aleam

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!