A Medida Provisória (MP) aprovada no Senado que dá autonomia para estados e municípios comprarem vacinas contra a Covid-19 diretamente dos laboratórios repercutiu nesta quinta-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
O deputado Adjuto Afonso (PDT) solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que sancione o mais rápido possível a MP para que a imunização da população possa ocorrer de forma mais célere.
Para o parlamentar, é necessário que o estado, municípios e empresas privadas comprem as vacinas para atender à demanda. “Quando os estados e municípios tiverem condições de comprar vacinas, grandes laboratórios vão ofertar e muitas pessoas sairão das filas à espera da vacina. O Amazonas é o estado que mais vacinou, mas não chega a 6% da população. Se tivéssemos comprado mais imunizantes, mais pessoas teriam sido vacinadas. Foi um avanço o Senado aprovar essa Medida Provisória que está esperando a sanção do presidente”, afirmou.
O deputado relembrou que, no fim do ano passado, uma emenda coletiva apresentada pelos deputados no valor de R$ 50 milhões foi disponibilizada para o governo do Estado comprar vacinas para o Amazonas. “Nós disponibilizamos, por meio de emenda coletiva, R$ 50 milhões para compra de vacinas. Sei que o estado vai gastar muito mais para comprar a vacina. Várias capitais estão montando esse consórcio e logo Manaus vai poder comprar o imunizante”, apelou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação