Com a saída de Josué Neto (Patriota) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Mesa Diretora da Casa vai realizar uma nova eleição para escolher outro nome para o cargo de vice-presidente na vaga deixada pelo parlamentar.
O deputado assumiu no TCE a cadeira deixada pelo pai, Josué Filho, que se aposenta compulsoriamente no próximo dia 5, quando completa 75 anos. Josué Neto apresentou a carta de renúncia ao mandato de deputado estadual, que foi lida nesta quinta-feira, 18, durante a sessão híbrida da Aleam, para conhecimento de todos os deputados.
A Diretoria de Comunicação da Aleam confirmou, nesta quinta-feira, que a vacância de Josué Neto deixada na Mesa Diretora vai provocar uma nova eleição ao cargo de vice-presidente. A escolha é aberta para a participação para qualquer deputado que se interessar pelo cargo.
A atual segunda vice-presidente deputada Mayara Pinheiro (Progressista) também poderá disputar a eleição para preencher a vaga caso queira participar. Ainda não foi definida a data em que será realizada a eleição e nem quem serão os candidatos.
“Mayara Pinheiro continua segunda vice-presidente. A não ser que ela concorra e seja escolhida primeira vice-presidente. A eleição é só para o cargo de primeiro vice- presidente (vaga de Josué Neto). Se caso seja escolhido alguém que já tenha cargo na Mesa Diretora, aí é feita eleição pra esse cargo que vagar. Ainda não tem previsão para a nova eleição”, informou.
Até o momento, nenhum deputado se manifestou em relação a disputar a eleição para preencher a vaga deixada por Josué Neto.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria da deputada Mayara Pinheiro, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação