abril 29, 2025 07:58

Aleam aprova projeto que proíbe o corte de água e energia elétrica de serviços essenciais

Por unanimidade, os deputados estaduais derrubaram, nesta quarta-feira, 24, o veto parcial do Governo do Amazonas ao Projeto de Lei nº 01/2021, do deputado João Luiz (Republicanos). A proposta proíbe as concessionárias de água e energia elétrica realizarem o corte em estabelecimentos de serviços considerados essenciais por falta de pagamento, durante situações de extrema gravidade social, incluindo pandemias.

Com a derrubada do veto, a matéria será enviada para a Casa Civil para publicação no Diário Oficial Estado (DOE).

Ao defender a derrubada do veto parcial, o deputado João Luiz destacou a importância da proposta aos pequenos comerciantes de bairros, como farmácias e mercadinhos, neste período de pandemia. “Com isso, vamos beneficiar o setor que continuará prestando os serviços essenciais e assegurará a manutenção dos empregos gerados hoje”, explicou.

A derrubada do veto parcial aprovada pelos deputados durante a votação de hoje foi referente ao artigo 2º do Projeto de Lei que determina que o consumidor com fornecimento suspenso tenha assegurado o direito de acionar juridicamente a concessionária por perdas e danos, além de ficar desobrigado do pagamento do débito.

Outras aprovações

Os parlamentares também aprovaram a prorrogação do estado de calamidade pública por 180 dias (seis meses) das Prefeituras de Carauari e Novo Aripuanã, a contar do dias 8 de fevereiro de 2021 e 25 de janeiro de 2021, respectivamente, em razão da continuidade e agravamento da pandemia da Covid-19.

No total foram votadas mais de dez matérias, entre projetos de leis, veto parcial e mensagem governamental.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!