A falta do Corpo de Bombeiros em 51 municípios do interior do Amazonas foi o tema do pronunciamento do deputado Tony Medeiros (DEM), nesta terça-feira, 30, na sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Medeiros reconheceu a ação do Governo do Amazonas para ampliar o quadro de bombeiros no Amazonas e apresentou requerimento indicativo para que o governo aproveite o concurso público, que vai aumentar em 80% o efetivo com a contratação de 2 mil bombeiros, para ampliar o contingente do interior.
“Aconteceu algo em Maués um incêndio de grandes proporções e pessoas estavam com uma panela na mão tentando apagar as chamas. Fui pesquisar e descobri que apenas 11 cidades, incluindo Manaus, tem Corpo de Bombeiros. Temos 2.429 bombeiros no Amazonas e quero até reconhecer a ação do governador quando quer aumentar por concurso 80% do efetivo”, afirmou.
Na avaliação do deputado, o concurso público do Corpo de Bombeiros será a chance de atender mais de 70% das cidades que não possuem um quartel. “Eis a chance de colocar bombeiros nas demais 51 cidades do interior. Se vamos aumentar em mais de 2 mil bombeiros, por que não suprir a necessidade do corpo de bombeiros? Por isso, estou pedindo que seja instalado nos demais municípios o corpo de bombeiros onde não tem efetivo. Estou apresentando um requerimento solicitando ao governo do Estado a instalação de bombeiros no restante do interior, onde não tem”, ressaltou.
Álvaro Campêlo (PP) foi na esteira do colega e afirmou que já se reuniu com membros da Casa Militar do governo do Estado e solicitou uma reunião, prevista para a próxima semana, l para tratar da ampliação do efetivo dos bombeiros no interior.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação