A experiência, o tom conciliador e o bom relacionamento com todos os deputados indicam que o deputado Belarmino Lins (Progressista) surge como o favorito para assumir a liderança da base governista na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. As características do parlamentar são tidas pelo governador Wilson Lima como ideias para a função no parlamento.
Apesar de não admitir publicamente, Belão tem se destacado nos momentos de defesa do governo estadual no plenário da Aleam, além de participado de reuniões na sede do Governo e viajado constantemente com Wilson Lima para os municípios do interior atingidos pela enchente.
Por várias vezes durante os seus pronunciamentos, os deputados da oposição Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos, têm se referido a Belarmino Lins como candidato a líder do governo.
Os comentários nos bastidores da Aleam dão como certa a escolha de Belão e que é somente uma questão de tempo, já que os deputados Adjuto Afonso (PDT) e Sinésio Campos (PT) já declararam publicamente que não conversaram com o governador sobre o tema e não demonstram interesse em exercer a função.
Ainda correm por fora com possibilidades de ser o novo líder o atual vice-líder Saullo Vianna (PTB), além de Mayara Pinheiro (PP) e Dr. Gomes (PSC), que é do mesmo partido do governador e tem sido um fiel escudeiro em defesa do Governo do Amazonas.
O novo líder do governo na Aleam vai assumir a vaga da deputada Joana Darc (PL), que está de licença maternidade por 120 dias.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com o deputado Belarmino Lins, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação