Durante sessão especial realizada nesta quarta-feira, 7, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apresentou o relatório das suas atividades durante o exercício de 2020.
O Procurador Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues Nascimento Júnior, informou aos deputados que o órgão realizou mais de 62 mil atendimentos ao público.
“Foram produzidos 425 mil atos finalísticos pelo Ministério Púbico em 2020, publicações no Diário Oficial Eletrônico foram mais de 11 mil. Tais dados ajudam a tornar mais efetivos os serviços prestados à sociedade, contribuem para os padrões de qualidade e fortalecem a cidadania, incentivando a democracia participativa. É o povo levando as demandas ao Ministério Público”, afirmou.
O Procurador Geral afirmou ainda que o custo do Ministério Público no Amazonas por habitante é de R$ 75,07, custo-benefício mensal para cada habitante.
“Acredito que, durante esses 25 anos na missão de promotor de Justiça, tenho desenvolvido um trabalho que retribui todo esse esforço que cada contribuinte faz para que o Ministério Público continue a cumprir o seu papel com zelo. O compromisso com a coisa pública é fartamente comprovado pelos números de atendimento ao público e de manifestações efetivadas”, justificou.
Alberto Rodrigues convidou publicamente todos os deputados a visitar a instituição e afirmou que está à disposição a qualquer momento para quando eles queiram se reunir com o Procurador Geral de Justiça ou outro servidor.
De acordo com o Promotor Geral, ainda deve ser ampliadas as ações do MPAM com verbas próprias do órgão nos municípios de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Maués e Borba.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação