A participação dos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL), como prováveis presidente e relator, respectivamente, na CPI da Pandemia, foi questionada nesta terça-feira, 20, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo deputado Wilker Barreto (Podemos). Conforme o parlamentar, falta de idoneidade moral aos senadores para questionarem qualquer pessoa convocada a prestar esclarecimentos na Comissão.
“Me preocupa a composição da CPI do Senado. Não dá para Omar Aziz e Renan Calheiros participarem. Como vai ser no momento que Renan perguntar ao depoente se ele desviou o dinheiro público da saúde? Não se pode deixar uma CPI tão séria e importante ser conduzida e relatada por quem não tem idoneidade para presidir e relatar”, alfinetou.
O deputado oposicionista voltou a pedir dos seus pares que incentivem a instalação da CPI da Pandemia no Amazonas e criticou mais uma vez a Comissão no senado federal. “O que se pretende hoje não é apurar. Os senadores querem apertar o governo federal. Uma CPI tem que ser conduzida por parlamentares que tenham uma conduta moral a altura de uma comissão processante. Por isso venho me posicionar. Não dá para Omar presidir e Renan relatar”, ressaltou.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com o senador Omar Aziz, mas até a publicação dessa matéria não obteve resposta.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder