Composta por 13 vereadores, a Frente Parlamentar de Recuperação Econômica aos Impactos Causados pela Pandemia da Covid-19 (Frenpre) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), começa as atividades na tarde desta terça-feira, 18, com reunião na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O grupo é liderado pelo vereador Diego Afonso (PSL).
Na reunião, será debatida a relevância do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para a sustentação econômica do Estado. Também acontecerá uma palestra das ações desenvolvidas pela Superintendência da Zona Franca de Manaus na Amazônia.
O presidente Diego Afonso falou da sua expectativa em relação às atividades da Frente Parlamentar, instalada durante a sessão plenária dessa segunda, 17. “Fui o vereador autor da propositura e de forma célere os 41 vereadores aprovaram por unanimidade essa Frente. De fato, é preciso discutir assuntos econômicos importantes e, principalmente, apontar um caminho em direção a todos os empresários (micro e pequenos), indústrias e cooperativas de Manaus que foram afetadas durante a pandemia e ainda estão com prejuízos”, afirmou.
Diego Afonso sugeriu que sejam discutidas matérias e citou como exemplo a renovação do alvará de licença, matéria defendida pelo vereador William Alemão (Cidadania). “Eu conversava com o vereador William Alemão, que tem lutado com a questão da renovação do alvará, e são matérias como essa que precisamos discutir. A nossa meta é começar uma agenda positiva com a indústria, com o comércio, com todos os entes federativos, o secretariado do executivo municipal e com cada vereador que compõe essa frente e apontar um caminho para, daqui a 90 dias, apresentarmos um relatório que possa embasar de fato a realidade econômica da cidade de Manaus”, ressaltou.
Além de Diego Afonso, compõem a Frente Parlamentar o vereador Lissandro Breval (Avante) como vice-presidente, a vereadora Glória Carratte (PL) como secretária e os demais parlamentares Amom Mandel (Podemos), William Alemão (Cidadania), Everton Assis (PSL), João Carlos (Republicanos), Peixoto (PTC), Caio André (PSC), Rosivaldo Cordovil (PSDB) e Sassá da Construção Civil (PT).
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação