fevereiro 22, 2026 01:48

TCE-RR manda prefeito de Pacaraima publicar licitações no Portal da Transparência em até 15 dias

O Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) determinou que Juliano Torquato (Republicanos), prefeito de Pacaraima, município localizado a quase 190 quilômetros de Boa Vista, coloque à disposição, dentro de 15 dias, todos os editais de licitações abertas pela prefeitura. O descumprimento da determinação pode levar ao pagamento de multa diária. 

A Decisão 1621, assinada pela conselheira relatora Cilene Lago Salomão nesta quinta-feira, 20, e publicada no Diário Eletrônico TCE desta sexta, 21, complementa outra determinação de 26 de abril de que se atualizasse o Portal da Transparência em até cinco dias após a intimação. 

A decisão de abril citava que um dos documentos que estaria fora do ar era o edital do Pregão Presencial 007/2021, que trata da aquisição de equipamentos e material permanente para atender às demandas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela. 

A convocação para o pregão presencial chegou a ser publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 15 de abril. O texto orienta as concorrentes interessadas no edital a buscarem os documentos na sede do Executivo, na Comissão Permanente de Licitação (CPL). 

A decisão aponta que, após a primeira determinação, a prefeitura de Pacaraima chegou a cumprir parcialmente o que foi solicitado. No Portal da Transparência, foram postados os editais 001 ao 007/2021, com exceção do 002/2021. Já no sistema Sagres-Licitação, os somente editais 001/2021, 003/2021, 004/2021 e 007/2021 foram publicados. Por conta disso, a nova determinação foi realizada. 

Confira aqui a edição do Diário Eletrônico com a determinação. O texto na íntegra encontra-se disponível a partir da página 2.

Outro lado 

Em contato com O Poder, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, informou que, em consideração às respectivas indagações do Tribunal de Contas, todas as providências referentes à postagem dos editais estão sendo tomadas pela prefeitura.

“Nosso portal está ok. [A atualização] está sendo feita de acordo com a rotina”, declarou.  

Torquato afirmou que o mesmo procedimento tem sido feito no sistema Sagres-Licitações. 

 

Ayan Ariel, para O Poder 

Foto: Reprodução Redes Sociais 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!