setembro 7, 2024 19:45

Projeto de Lei quer criar ‘Passaporte de Imunização’ para vacinados contra Covid-19

Foi deliberado nessa segunda-feira, 24, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei nº 227/3021, de autoria do vereador Márcio Tavares (Republicanos) que dispõe sobre Passaporte Digital de Imunização – documento disponível em meio eletrônico que atesta a vacinação contra a Covid-19.

O vereador afirmou que desde janeiro a Prefeitura de Manaus já disponibiliza, por meio do Imuniza Manaus, o registro e o acompanhamento das vacinas aplicadas na capital no qual o imunizado recebe uma mensagem de parabenização por ter aderido à vacina.

Márcio Tavares disse, ainda, que já apresentou à secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, uma minuta do projeto de lei 227/2021 de sua autoria em que solicita preferência na emissão do passaporte digital de imunização.

“O documento ficará disponível em meio eletrônico atestando a vacina do portador contra o coronavírus no município de Manaus, que ajudará no controle sanitário dos locais com aglomeração. A secretária disse que é possível e não vai onerar o município. Apenas uma mudança no aplicativo do Imuniza Manaus que vai dar o certificado para quem já tomou a segunda dose da vacina”, afirmou.

Na avaliação do vereador, a flexibilização da circulação das pessoas e a abertura de alguns espaços públicos e privados sempre esbarram no risco de ocorrerem novas contaminações da Covid-19.

“Essa vacinação pode levar até um ano para chegar à toda população. Até lá, em função da necessidade de outras vacinações, pode ser preciso uma confirmação que a pessoa recebeu as duas doses. Por exemplo, em Israel o acesso a alguns espaços está liberado mediante a apresentação do chamado passaporte verde e o país está promovendo a abertura de outros espaços de cultura, esporte e lazer, respeitando as medidas restritivas gerais que se referem ao uso de máscaras e álcool em gel e distanciamento”, avaliou.

Enchentes em Manaus

A  CMM também vai analisar o Projeto de Resolução 015/2021, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento às enchentes do ano de 2021, de autoria do vereador William Alemão (Cidadania), com a finalidade de analisar, discutir e propor medidas para a redução e controle das consequências provocadas pelas enchentes junto à população manauara, entre outros.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

 

 

 

 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!