janeiro 13, 2026 14:19

Projeto para instalar salas de amamentação em órgãos municipais vai à sanção do prefeito

Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram nesta segunda-feira, 31, o Projeto de Lei nº 283/2020, de autoria da vereadora Professora Jacqueline (Podemos), que determina a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos e entidades públicas municipais. Agora, o PL vai para sanção do prefeito David Almeida (Avante).

De acordo com o artigo segundo do projeto de lei, os órgãos e as entidades públicas municipais que contenham servidoras ou empregadas deverão instalar salas de apoio à amamentação para fazer a ordenha e armazenagem de leite materno durante o horário de expediente. Além disso, as salas deverão ser instaladas em área apropriada da repartição, com os equipamentos necessários, dotados de assistência adequada, seguindo as normas regulamentares.

“O leite materno é o primeiro alimento de uma criança. As mães precisam ter garantia e conforto para assegurar a qualidade desse alimento. É importante que as servidoras tenham um local adequado para armazenamento e esvaziamento das mamas, ação fundamental para o alívio de desconfortos das mulheres”, afirmou a vereadora.

Ainda foram deliberados hoje mais de 14 projetos de leis que foram encaminhados para a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR). Entre eles, o Projeto de Lei nº 022/2021, de autoria do vereador João Carlos (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de recipientes contendo álcool em gel antisséptico 70% ou produtos similares no interior de transportes públicos no âmbito do município de Manaus.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

 

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!